A Quercus, como é habitual, divulgou a lista de praias nacionais que obtiveram a classificação ‘Qualidade de Ouro’. Albufeira é a que tem mais praias de excelente qualidade, enquanto as praias de D. Ana (Lagos) e Leirosa (Figueira da Foz) perdem a distinção.
A Quercus, conforme se pode ler no seu site, voltou a atribuir a classificação de ‘Praias com Qualidade de Ouro’ às zonas balneares do País cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Em 2016, são 382 as praias que tiveram a classificação ‘Qualidade de Ouro’, 338 das quais localizam-se em zonas balneares costeiras, 36 são interiores e oito de transição.
Saliente-se que este ano foram classificadas mais 68 praias que em 2015 e também existem mais 57 praias costeiras, 10 interiores e três de transição com esta distinção.
Ao nível da distribuição geográfica, 321 praias encontram-se em Portugal continental, 41 situam-se na Região Autónoma dos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira.
As praias de Albufeira lideram as classificações com 22 zonas balneares. No ranking segue-se Vila Nova de Gaia (18 zonas balneares), Almada (16 zonas balneares), Torres Vedras e Vila do Bispo (12 zonas balneares).
A associação ambientalista refere ainda que, em comparação com o ano 2015, existiram duas praias fluviais e três costeiras que perderam esta classificação, entre as quais D. Ana, em Lagos, e Leirosa, na Figueira da Foz. Para tal muito contribuiu não só os habituais critérios traçados pela Quercus, mas também, e pela primeira vez, considerou-se a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias.
Refira-se ainda que, este ano, pela primeira vez, será hasteada oficialmente a Bandeira ‘Qualidade de Ouro’ na praia da Formosa, na ilha de St.ª Maria, Açores, no dia 13 de Junho.
Foto: Anabela Loureiro