A Schneider Electric revela as 100 equipas semifinalistas da 6.ª edição do desafio anual Go Green in the City, focado em soluções energéticas inovadoras para cidades inteligentes.
Entre as equipas semifinalistas seleccionadas destaca-se a equipa portuguesa ‘Electron', da Universidade de Coimbra, composta pelos estudantes Ramkanna Venkatachalam e Shu Xian Toh.
Lançado em 2011, o Go Green in the City oferece aos estudantes de gestão e de engenharia (a partir do segundo ano de licenciatura) uma notável oportunidade de apresentarem ideias inovadoras no âmbito da gestão de energia para cidades inteligentes.
À semelhança das edições anteriores, os participantes devem desenvolver uma solução de gestão energética viável, dedicada a um dos desafios críticos enfrentados pelas cidades em crescimento, nas áreas de habitação, universidades, retalho, hospitais ou estações de tratamento e distribuição de água. Os estudantes submeteram as suas propostas em equipas de dois elementos, sendo um dos elementos obrigatoriamente do género feminino.
O interesse no Go Green in the City tem vindo a aumentar de forma massiva desde o seu lançamento, em 2011. Em 2016, a Schneider Electric recebeu mais de 16.400 registos no desafio, sendo que em 2015 recebeu 12.800 registos.
As submissões no desafio de 2016 foram originadas por estudantes de todo o mundo, com um número considerável oriundo da China, Este Asiático, Índia e América do Norte. O Top 100 da 6.ª edição do Go Green in the City foi seleccionado a partir de 16 400 registos, realizados por 1183 equipas de 182 países.
“Os estudantes identificam-se com o Go Green in the City especialmente devido à crescente preocupação com os efeitos e consequências da urbanização, alterações climáticas e escassez de recursos”, declara Teresa Fernandes, Country Field Marketing Manager de Global Marketing da Schneider Electric. Acrescentando que “os jovens interessam-se de forma genuína e natural pelas questões ambientais e querem fazer a diferença no futuro do planeta”.