Já são conhecidos os vencedores da terceira edição do We Art Water Film Festival, o concurso internacional de curtas-metragens de cariz ambiental, promovido pela Fundação We Are Water.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Roca Madrid Gallery no passado dia 2 de Junho e premiou o micro-documentário ‘Pevek’, de Evgeny Makharadze (Rússia); a micro-ficção ‘Maximize’, de Bertrand Ndukong (Camarões); e a micro-animação ‘Childish blue’, de Azadeh Deghani (Irão). O prémio do público foi para ‘Happy World’, de Hasan Jubair (Blangladesh). Os vídeos vencedores podem ser vistos em: http://filmfestival.wearewater.org/es.
Comissariado pela cineasta espanhola Judith Colell, o concurso foi apresentado em Portugal em Setembro do ano passado, no Roca Lisboa Gallery, num evento que contou com a presença da própria Comissária bem como de Carlos Garriga - Project Manager da Fundação We Are Water.
Impulsionada pela Roca, a Fundação We Are Water celebra este ano seis anos de existência, marcados por diversas iniciativas de sensibilização para a problemática da gestão dos recursos hídricos em todo o mundo, com natural destaque para a organização deste festival internacional.
Xavier Torras, director da Fundação We Are Water, considera que o cinema é a melhor ferramenta para difundir este tipo de mensagens a um público bastante amplo, e destacou o elevado número de curtas-metragens a concurso (1.473 inscritos de 88 países), países tão diversos como a Colômbia, Reino Unido, índia, Venezuela, Argentina, Bulgária, Azerbaijão, entre outros.
A terceira edição do We Art Water Film Festival contou, entre outros, com o apoio oficial das Nações Unidas, através da UNRIC (Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental).
Refira-se que o We Art Water Film Festival é um Concurso Internacional de Curtas Metragens que tem como objectivo abordar a problemática da água de uma forma diferente. O festival pretende reconhecer e premiar o talento de todos aqueles que conseguem, através de peças áudio-visuais inovadoras e criativas, alertar para a problemática da falta de água em todo o mundo. Desta forma, consegue unir dois elementos distintos: sensibilizar para a problemática da falta de água e enaltecer o cinema como arte e ferramenta de difusão.
Relativamente à Fundação We are Water nasceu em 2010 com dois objectivos fundamentais: sensibilizar e fazer com que a opinião pública e as instituições reflictam sobre a necessidade de criar uma nova cultura de água, que permita o desenvolvimento justo e uma gestão sustentável dos recursos hídricos no mundo, ao mesmo tempo que promove e realiza acções destinadas a reduzir os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados. As áreas de actuação da Fundação incluem a intervenção em infra-estruturas, educação, saúde e investigação nas zonas mais carentes do planeta.