A obra de requalificação da Barrinha de Esmoriz, em Ovar, vai ser lançada no dia 16 de Setembro. A mesma visa a protecção do litoral, encontra-se a cargo da Polis Litoral Ria de Aveiro e está orçada em mais de 3,3 milhões de euros.

Esta intervenção vai decorrer em três fases, estando previsto o desassoreamento da barrinha/lagoa, que envolve a dragagem de 272 mil metros cúbicos de sedimentos com depósito dos mesmos na costa, de forma a minimizar os efeitos da erosão costeira.

A segunda fase contempla a reposição e reforço do sistema dunar, garantindo a qualidade da água nas praias e imediações.

Está previsto intervenções para requalificar margens e pretende-se também requalificar as margens da barrinha/lagoa e do cordão dunar, através de diversas intervenções, nomeadamente o controlo de plantas invasoras; as plantações na zona marginal da barrinha; a conservação e recuperação da vegetação dunar, implicando trabalhos de ordenamento dos acessos à praia, colocação de painéis informativos de sensibilização aos visitantes e colocação de uma paliçada na zona dunar Sul da barrinha/lagoa; e intervenções na área envolvente da barrinha/lagoa, ao nível das infraestruturas, o que inclui dois pórticos, um pequeno cais flutuante, uma ponte de atravessamento da barrinha e duas pontes sobre as linhas de águas afluentes, percursos mistos e mobiliário urbano/sinalético.

Foto: Por Tentre - Obra do próprio, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50124401