De 16 a 22 de Setembro decorre a Semana Europeia da Mobilidade. ‘Mobilidade inteligente. Economia forte’, dão o mote a iniciativas em cerca de 40 municípios portugueses e onde o ministério do Ambiente já fez saber que é necessário e urgente mudar a forma como se vive e se movimenta nas cidades.
Ao todo aderiram a esta iniciativa 48 localidades de mais de 40 municípios, cujas informações estão disponíveis no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). As mesmas pretendem, sobretudo, chamar a atenção para os benefícios para a economia local “de um correcto planeamento e de uma utilização racional dos transportes”.
De acordo com o site do Portal do Governo, o Executivo vai promover formas alternativas de mobilidade com o intuito de evitar filas de trânsito, poluição do ar e sonora, emissão de dióxido de carbono e excesso de automóveis no espaço público.
Para o efeito, a 16 de Setembro, em Vila Real, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão ser assinados os contratos das candidaturas aprovadas no âmbito do projecto U-Bike, através do qual serão disponibilizadas mais de 3000 mil bicicletas por 15 instituições do ensino superior.
Já a 21 de Setembro, a Carris e as empresas Caetano Bus e Siemens assinam um protocolo para o desenvolvimento de ensaios com um autocarro eléctrico.
Uma das grandes novidades do ‘Dia Europeu sem Carros’, que se celebra a 22 de Setembro, e de forma a incentivar o uso dos transportes colectivos, quem quiser aderir ao passe intermodal terá direito a um mês de viagens gratuitas no Metro, Carris e Transtejo, assim como nos restantes operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.
Estão ainda previstas outras iniciativas em empresas que asseguram o transporte público colectivo em Lisboa e no Porto.
No que diz respeito à cidade do Porto, a 23 de Setembro, será assinado um outro protocolo para a implementação de uma nova solução para o sistema intermodal de bilhética.
O ministério do Ambiente associou-se também às autarquias na promoção do debate e reflexão sobre novas formas de mobilidade, através da participação no Fórum Global Eco mobilidade – ‘Reinventar a Mobilidade Urbana’, a decorrer em Almada, e na conferência ‘Mobilidade Sustentável em Lisboa’ que se realiza em Lisboa.
Num comunicado conjunto, a associação ambientalista Quercus e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), referem que “aplaudem e destacam algumas iniciativas, embora lamentem que apenas 45 dos 308 municípios portugueses tenham acções registadas na página oficial da iniciativa”.
Foto: Anabela Loureiro