O serviço de Certificação Energética Bosch reuniu oito formas de poupar energia (e dinheiro) durante esta época festiva, através do aproveitamento de recursos da própria casa e, assim, evitar que seja um período de elevado consumo energético.
Desde a iluminação, ao isolamento de paredes e coberturas, passando pela climatização, a Bosch deixa algumas sugestões, simples e seguras.
Cozinha
Sabia que a cozinha representa cerca de 40% do consumo energético de uma habitação? E, no Natal, é aqui que mais tempo se passa. Por isso mesmo, este é o primeiro lugar onde se deve estar atento aos gastos. Algumas acções como abrir e fechar com frequência o frigorífico, por exemplo, sobrecarregam o consumo de energia. A opção é deixar a porta aberta durante mais tempo e escolher atentamente o que se precisa. Mantenha as temperaturas entre os 3 e os 5º na zona de refrigeração e entre os -18 e -24º na de congelação. Cada grau abaixo representa um aumento elevado de consumo. Se o seu equipamento actual é antigo ou avariou, ofereça um presente à sua casa. Mas antes, avalie a possibilidade de trocá-lo por equipamentos mais eficientes. Os actuais equipamentos A+++ com a possibilidade no frost (que evitam a formação de gelo nas paredes) poderão poupar até 60% de energia face a um equipamento de classe energética A. E depois do Natal, não se esqueça de realizar a limpeza da parte traseira do frigorífico. Esta simples acção melhora a eficiência do equipamento.
Analisando outros pontos fulcrais para um natal em cheio, no forno, encontram-se também novas formas de poupança. O uso do equipamento pode ser maximizado colocando vários pratos ao mesmo tempo. A energia consumida num forno cheio é igual à de um forno vazio. Para cozinhar neste equipamento, opte por utilizar recipientes de cerâmica, uma vez que retêm mais calor. E antes de terminar o cozinhado, desligue o forno. O calor do seu interior encarrega-se de concluir o processo.
Outro elemento a ter em conta em época de festa é o volume de loiça. Para poupar no consumo de água e energia deve-se colocar a carga máxima da máquina e, sempre que possível a baixa temperatura – os maiores consumos estão associados ao aquecimento da água. Com esta atitude mais consciente é possível poupar até 50% no final do ano.
Aquecimento
Com toda a azáfama das festas natalícias é importante não descurar o conforto da sua casa e também neste campo a Bosch tem algumas dicas. Para aquecer o espaço recomenda-se a utilização de energias renováveis como recuperadores de calor a lenha, bombas de calor, caldeiras e biomassa. Desta forma evita-se o desperdício de mais de 60% de energia.
Decorar é poupar!
Poupe o ambiente e a sua carteira. Adquira soluções LED e consiga reduções energéticas de 70% ou mais. As luzes LED têm uma durabilidade oito vezes superior às lâmpadas fluorescentes e podem ter cerca de 50.000 horas de vida útil. O que equivale a, pelo menos, 50 Natais (considerando que a iluminação é colocada dia 1 de Dezembro e retirada dia 6 de Janeiro, estando 24 horas ligada, e estando guardada convenientemente). Caso não adquira soluções LED, programe a iluminação decorativa da sua árvore de Natal e/ou exterior para os períodos nocturnos e de preferência fora das horas mais caras (no caso de ter tarifário bi-horário).