Está a decorrer, desde Março deste ano, o projecto ‘ENERGY OFF’ que permite aos escritórios de Portugal continental poupar até 250€/ano nas despesas com energia, recorrendo apenas a medidas de eficiência energética.

A plataforma Energy OFF lançou o desafio aos edifícios de escritórios de Portugal: fazer um diagnóstico dos seus consumos energéticos e tornarem-se mais eficientes na gestão dos mesmos. Por outras palavras, criar escritórios eficientes em Portugal.

Em www.energyoff.pt pode ser acedida a plataforma online gratuita de apoio à gestão de energia em escritórios, que tem por objectivo dotar as entidades prestadoras de serviços de princípios de gestão energética nos seus escritórios, de forma a melhorar o seu desempenho.

Com esta iniciativa pretende-se que os gestores e responsáveis das entidades identifiquem, através de uma ferramenta de auto-diagnóstico, os seus equipamentos e os seus consumos de energia, de forma a receberem recomendações concretas para a redução dos consumos.

As medidas de melhoria apresentadas incluem a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos. Serão apresentadas também outras medidas, comuns a todos os utilizadores (como a política energética, a identificação de um energy manager, etc.).

Além da gestão individual de cada empresa, espera-se que esta metodologia funcione como um estímulo à competição e motivação dos gestores de energia em utilizarem, de forma plena, a ferramenta, pelo que irá decorrer um concurso entre as diversas entidades participantes. No final, as três entidades que alcançarem resultados mais significativos na redução dos consumos de energia serão reconhecidas com um prémio e divulgação a nível nacional.
O projecto pretende evidenciar bons exemplos e valores de poupança típicos, melhores práticas e outras metodologias pedagógicas para ajudar as entidades e os seus gestores a reconhecer as potencialidades de uma gestão eficaz dos consumos e o potencial nos investimentos na troca dos equipamentos, assim como tornar mais fácil e atractiva a aplicação de um sistema de gestão energética.

Os decisores e técnicos vão ter à disposição meios para melhorar a literacia energética e, a partir daí, começar a poupar. Para tal, beneficiarão de uma ferramenta de diagnóstico e gestão dos consumos disponível 24 horas por dia; materiais de sensibilização; e formação integrada na ferramenta. Esta ferramenta tem como base metodologias simplificadas para o diagnóstico e gestão do consumo de energia, tendo como referencial o definido pela ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia.

Será ainda realizado um concurso, onde serão distinguidas as três entidades que alcançarem uma maior redução dos seus consumos de energia. As entidades vencedoras serão galardoadas com um prémio a atribuir na cerimónia de encerramento do projecto.

A plataforma Energy OFF é promovida pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), em parceria com a Inteli e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, e enquadrada na medida Smart Offices – Literacia e Gestão Energética nos Escritórios Portugueses, apoiada pela ERSE no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) de 2013-2014.

Foi criada a pensar nos espaços físicos cuja actividade seja exclusivamente de escritório, isto é, cujo ponto de entrega de energia (o contador) não seja partilhado com nenhuma outra actividade, no entanto, outras podem beneficiar com a implementação desta ferramenta.

Em Portugal, esta tipologia revela um grande potencial de actuação. Os espaços de escritório portugueses ocupam vários milhões de metros quadrados e têm um consumo médio estimado em cerca de 68 MWh/ano, que corresponde a uma factura anual média de cerca de oito mil euros.

Refira-se que dedicar algumas horas por ano à análise dos consumos destes espaços, dos seus equipamentos e dos comportamentos dos seus utilizadores pode representar poupanças significativas na sua factura energética, com benefícios claros para as empresas que os utilizam.