A 2ª edição do BUILDING ENERGY SYMPOSIUM vai estar centrada no novo paradigma energético defendido pela União Europeia, reflectindo sobre a influência profunda que tem no sector imobiliário, quer em termos de parque edificado quer para a nova construção.

O evento realiza-se na próxima quarta-feira, dia 25 de Janeiro, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, reunindo especialistas, associações e profissionais nacionais e internacionais para a partilha de conhecimento e boas práticas na área de eficiência energética aplicada aos edifícios.

O financiamento, que é um dos motores cruciais para a generalização da implementação de medidas de eficiência energética nos edifícios e imóveis, é um dos temas centrais da conferência, que reflectirá ainda sobre a inovação, a mobilidade e o tema mais concreto dos edifícios carbono zero. Recorde-se que a Comissão Europeia determinou, no âmbito da sua política energética, que todos os edifícios novos tenham – a partir de 2020 para os edifícios privados e 2019 para os públicos – “necessidades quase nulas de energia”, apresentando um desempenho que lhes permita ter um balanço energético (entre o consumo e produção) perto de zero.

“A iniciativa surge numa altura em que as questões ambientais e a sustentabilidade energética entraram definitivamente na ordem do dia, com a imposição pela União Europeia de que todos os edifícios sejam ‘zero energy’ até 2020. O desafio é grande, mas também conduziu ao lançamento de novas políticas e à disponibilização de recursos financeiros que representam uma oportunidade para o imobiliário e a gestão urbana como um todo, bem como para o investimento”, comenta a organização.

O BUILDING ENERGY SYMPOSIUM é co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi e reúne também o apoio das principais associações ligadas ao imobiliário e à área da energia.

Foto: Hotel D. Pedro Lisboa