A cidade do Porto foi palco, pela primeira vez, da cerimónia de atribuição dos Green Project Awards. Para 2018 já está confirmado o regresso deste evento à Invicta, bem como grandes novidades na atribuição dos prémios.
A nona edição dos Green Project Awards realizou-se no dia 23 de Janeiro, no Porto, na Fundação de Serralves. Tratou-se de uma organização conjunta entre o Green Project Awards (GPA), a Câmara Municipal do Porto (CMP) e a Lipor.
Para o presidente da autarquia portuenses, Rui Moreira, o facto de este evento se passar a realizar no Porto, pela primeira vez em quase 10 anos, deve-se ao facto desta cidade estar “a afirmar-se e a tornar-se rapidamente uma referência nacional, decisiva e inspiradora, no contexto da sustentabilidade”.
Recorde-se que estes prémios visam distinguir as entidades nacionais que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável do País e na nona edição os premiados, em sete categorias distintas, foram: Fromageries Bel Portugal, Câmara Municipal de Ovar, Fundação Fé e Cooperação, Caixa Geral de Depósito, Expertestreia, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Bosch Termotecnologia.
Presente no evento esteve o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que destacou a importância da pluralidade destes prémios e defendeu que é preciso “pensar a preservação dos recursos naturais, criando emprego e criando valor”.
A organização anunciou ainda que a 10ª edição do evento decorrerá novamente no Porto e vai contar com grandes novidades: além da reorganização das actuais categorias, vai também ser instituído o Prémio Personalidade.
O Green Project Awards é organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela organização ambiental Quercus, conta com mais de mil candidaturas e já distinguiu mais de uma centena de projectos em Portugal.
Foto: Turismo Porto e Norte