A empresa portuguesa instalou mais de 2.000 kW de sistemas fotovoltaicos de Minigeração em 2013. Esta realidade mostra não só o seu crescimento neste mercado, como o sucesso que começa a ter no mesmo.

A Sotecnisol, grupo português que opera nos setores da construção, ambiente e energia, realizou 35 instalações de Minigeração Fotovoltaica, em 2013, totalizando mais 2.000 kW de potência instalada.

Através da sua unidade Sotecnisol Energia, o grupo português conseguiu crescer neste segmento de mercado num ano particularmente difícil, mas onde este tipo de soluções continuam a ser estratégicas para as empresas.

Para o director da Sotecnisol Energia, Filipe Bello Morais, “a redução do preço dos equipamentos tem tido um impacto favorável nos custos de investimento, permitindo que as rentabilidades se mantenham estáveis para unidades de minigeração instaladas. Trata-se de um investimento racional e pertinente num cenário de aumento de custos energéticos, onde não só é possível produzir para autoconsumo da empresa como complementar o negócio tradicional com um investimento de elevado retorno e baixo risco”.

Em Portugal as soluções de Minigeração continuam a ser procuradas por empresas. Entre as principais vantagens da oferta da Sotecnisol Energia, destacam-se a simulação dinâmica no cálculo de desempenho do sistema; a compensação num cenário de performance inferior à estimada; o acompanhamento constante da produção do sistema; a utilização dos melhores equipamentos e práticas do mercado; e a contratualização sólida e com garantias de longo prazo.