A LG encontra-se a promover a sua gama de produtos e ao mesmo tempo tenta sensibilizar os consumidores portugueses para a melhor forma de os utilizar no dia-a-dia. O objectivo é contribuir para uma poupança ambiental e na factura da água, eléctricidade e gás das famílias.

O indicador que procura antecipar a evolução da poupança dos portugueses, avançado pelo estudo APFIPP/Universidade Católica, recuou em Dezembro de 2013, pelo quinto mês consecutivo. Embora este indicador tenha baixado de 122,1

Considerando que este é um tópico prioritário para as famílias actualmente, a procura de novas formas de efectivar esta tendência é crescente. Por isso, a empresa LG preocupa-se em criar equipamentos que aliam qualidade a uma elevada eficiência energética, de forma a apoiar a poupança das famílias portuguesas. A escolha dos eletrodomésticos é fundamental e os equipamentos da LG oferecem características inovadoras que tornam o dia-a-dia das famílias mais cómodo, mais amigo do ambiente e da carteira.

A eficiência energética dos equipamentos também passa pela forma como os utilizamos. Pormenores como abrir a porta do frigorífico menos vezes, não colocar alimentos quentes no interior, utilizar a máquina da roupa apenas quando estiver cheia ou usar detergentes que lavem bem a baixas temperaturas, fazem a diferença, daí que a LG tenha vindo a investir em inovações que resolvem estas situações, apresentando electrodomésticos inteligentes que se tornam em verdadeiros aliados dos seus utilizadores, não só ao nível da poupança mas também dando-lhes mais espaço para aquilo que é mais importante: o tempo em família.

Segundo dados avançados por esta empresa, 40 a 90% do consumo de energia das máquinas de lavar roupa e loiça deve-se ao aquecimento da água. Daí a LG ter dado como resposta a criação de um sistema de recirculação de água que permite a recirculação de água aquecida. Desta forma, há uma poupança de energia que garante ainda uma melhor diluição do detergente. Por se centrar na necessidade de poupança dos consumidores, a LG detém a única máquina do mercado com classificação energética A+++ -40%, distinguida como “Produto do Ano” pelas famílias portuguesas. Diferencia-se dos outros modelos A+++, pois apresenta uma poupança de +40%.

Por outro lado, se considerarmos que os con­sumos das máquinas de lavar loiça represen­tam cerca de 3%, a importância de optar por uma máquina mais efi­ciente é fundamental. As máquinas de lavar e secar loiça LG, eleitas “Produto do Ano 2014”, devido ao seu consumo e arrumação, são outro exemplo de eficiência. Com classificação A++ e um con­sumo de água reduzido, foram também distinguidas com o selo Topten, da Quercus.

Do mesmo modo, os frigoríficos e congeladores consomem cerca de 32% da electricidade, devido ao seu funcionamento contínuo. Por isso, a LG sugere as opções mais rentáveis, garantindo a boa performance e nível de consumo a longo prazo. Por exemplo, a formação de gelo (0,50 cm) exige um consumo de energia na ordem dos 30%, por isso, a função No Frost Total nos frigoríficos LG evita essa acumulação, através de um sistema de ventilação de ar frio regular (multi air flow) que garante um arrefecimento rápido e uniforme.

Nos equipamentos side-by-side LG, o sistema Sem Canos torna possível colocar este eq­uipamento em qualquer zona da cozinha, utilizando o dispensador de água e gelo sempre que quiser. Isto é possível porque estes equipamentos permitem o armazenamento da água num depósito interior (até três litros) sem necessitar de canalizações. Outra vantagem é a ausência de filtros e manutenções periódicas.

A preocupação da LG é dar uma resposta eficaz às necessidades do mercado e contribuir para o aumento do índice de poupança familiar já nos próximos meses, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas.