Os centros comerciais geridos pela Pragma Management, que totalizam mais de 300.000 m2 de ABL, continuam a consolidar-se como uma referência na ecoeficiência no sector do Retail.

No último ano, as medidas implementadas nos centros comerciais levaram a uma racionalização em 14 por cento no consumo de água e em 16 por cento no gasto de energia elétrica, com uma poupança de 2,8 milhões de kWh, bem como ao aumento da taxa de valorização de resíduos em 43 por cento. A poupança financeira global conseguida situa-se na ordem de 300 mil euros.

Os resultados atingidos resultam da adopção de soluções que permitiram melhorar o desempenho ao nível dos consumos de água e da eficiência energética, bem como da abordagem pro-activa na formação dos colaboradores e na sensibilização de todas as pessoas que frequentam os centros comerciais diariamente, sejam visitantes, operadores, fornecedores ou prestadores de serviços.

A eficiência energética é um dos principais compromissos em matéria de ambiente. A utilização de escadas rolantes a funcionar em modo standby nos períodos de menor afluência, a regulação do sistema de iluminação ao longo do dia e no período noturno consoante a intensidade de luz natural são alguns exemplos de medidas implementadas, com ganhos ao nível económico e ambiental.

Em 2016, os centros comerciais atingiram uma redução de 15 por cento nas emissões de gases de efeito de estufa GEE (ton CO2 por 1000 visitantes) e uma racionalização energética de 16 por cento (menos 2,8 milhões de kWh de energia eléctrica).

A racionalização do consumo de água é outra prioridade dos centros comerciais sob gestão da PRAGMA. A diminuição constante da utilização deste recurso para uma melhor gestão da sua qualidade e protecção dos recursos hídricos locais levou a uma redução em 14,3 por cento do consumo de água em 2016. Para este resultado contribuíram medidas como a utilização de torneiras e sistemas de rega com redutores de caudal e temporizadores ou o aproveitamento de águas freáticas para rega e torres de arrefecimento.

A gestão de resíduos e o esforço para reciclar e/ou valorizar o máximo de materiais produzidos é uma prática já consolidada e tem permitido reduzir a produção de resíduos, aumentar a percentagem de material reciclável, separando-os e encaminhando-os para os respectivos destinos.

Em 2016 a percentagem de resíduos valorizados aumentou 43 por cento no portefólio global dos activos geridos pela PRAGMA. A proporção de resíduos valorizados pelo conjunto dos Centros Comerciais atingiu 91 por cento (cerca de duas mil toneladas de resíduos para valorização).

A gestão sustentável dos centros comerciais geridos pela Pragma Management continua a revelar um patamar elevado de maturidade, contribuindo para a afirmação dos shoppings enquanto uma referência das boas práticas ambientais no sector do Retail.

Foto: Anabela Loureiro