A SunEnergy vai instalar na Adega de Monção, Viana do Castelo, 307 painéis solares fotovoltaicos que vão permitir uma elevada poupança energética e tornar este espaço ambientalmente mais responsável.

A SunEnergy, marca especializada em soluções de energias renováveis, acaba de assinar mais um contrato de grande dimensão com a Adega Cooperativa de Monção, responsável, entre outras, pela famosa marca de vinho verde Muralhas de Monção.

A SunEnergy vai instalar na Adega de Monção, Viana do Castelo, 307 painéis solares fotovoltaicos de 265 W cada para autoconsumo, um investimento que significa uma poupança de energia anual de 117 mil kWh e que se traduz em mais de 15 mil euros poupados, no mesmo período. Esta aposta permite ainda à Adega Cooperativa tornar-se ambientalmente mais responsável, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2 por ano.

A SunEnergy vai também instalar 30 painéis solares térmicos com o objectivo de aquecer águas que ficam armazenadas em três depósitos com uma capacidade total de sete mil litros e que irá permitir a obtenção de uma poupança adicional estimada de 7.000€/ano.

“Somos uma Adega Cooperativa fundada em 1958 e sempre tivemos grande respeito pelas tradições mas também sempre olhámos para o futuro. Este projecto vem trazer-nos valor e faz-nos avançar mais uns passos, uma vez que, com este investimento, poderemos poupar na electricidade, aquecer a água e recuperar o investimento em poucos anos, sendo ainda mais amigos do ambiente” afirma Armando Fontainhas, presidente do Conselho de Administração da Adega Cooperativa de Monção. “Sabemos melhor do que ninguém o que é aproveitar o que natureza nos oferece para construir algo, pelo que a opção pela energia solar é absolutamente natural” conclui.

“É um orgulho a SunEnergy poder participar num projecto desta dimensão e estar associada a grandes e ambiciosas organizações portuguesas. Mais uma vez, mostramos que podemos ser úteis a qualquer tipo de entidade, de qualquer área, aproveitando um recurso natural abundante em Portugal – o sol” afirma Rui Oliveira da SunEnergy.

Para a conclusão do acordo, a SunEnergy e a Adega Cooperativa contaram ainda com o apoio de Miguel Oliveira, especialista em auditorias energéticas, e de João Moutinho, CEO da NW Solutions, empresa que realizou a consultoria e a auditoria energética e fará também a coordenação e fiscalização do projecto.

Recorde-se que, já este ano, a SunEnergy fechou outros grandes projectos, nomeadamente, com a Plural – Cooperativa Farmacêutica, um dos maiores armazenistas e distribuidores de produtos farmacêuticos nacionais e a LWC Metal, do Grupo Projar, que fabrica produtos metálicos inovadores, sustentáveis e de elevado valor acrescentado, continuando a percorrer o seu caminho como maior especialista nacional em autoconsumo.

Foto: Rui Oliveira, Armando Fontainhas, João Moutinho