O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que “este ano, o Governo criará 64 equipas, 20 novas que serão formalizadas dentro de poucos dias e 44 no Outono, para reequipar aquelas que foram equipadas há 15 anos”.
Em entrevista à SIC Notícia, o ministro explicou que “não foram criadas praticamente equipas de sapadores florestais nos últimos anos”, lembrando que “estas equipas, criadas entre 1998 e 2002, têm viaturas a cair de podres porque nunca mais houve um esforço de reinvestimento”.
Luís Capoulas Santos referiu também que “17 anos depois, existem 240 destas equipas, o que constitui metade do que estava previsto para a legislatura seguinte”. Cada equipa é constituída por cinco elementos e uma viatura todo-o-terreno.
No que concerne à reforma da floresta proposta pelo Governo, o ministro salientou “a necessidade de um consenso nacional pluripartidário, para que não venha outro Governo a seguir que reverta tudo o que está a ser feito agora e que é trabalho para uma, duas, ou três gerações”. Acrescentando que “esta reforma vai resultar num País com uma floresta mais ordenada, mais gerida e sem abandono”.
Recorde-se que no Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas que, no seguimento de um amplo debate nacional, vêm responder aos grandes desafios que hoje se colocam à floresta portuguesa. Como o ministro referiu, em causa estão 12 diplomas, dos quais “sete estão publicados no Diário da República, depois promulgados pelo Presidente da República, e outros cinco foram já remetidos ao Parlamento” e a aguardar decisão.
Foto: Anabela Loureiro