No início do ano foi lançado pelo Portal da Construção Sustentável um concurso de ideias intitulado EcoHut. O concurso desafiou estudantes de todo o País a desenvolver um projecto de alojamento para festivais de Verão.

Esta iniciativa contou com o apoio das empresas Gyptec Ibérica, Roca, Coelho da Silva, Grupo Amorim, e Alucobond.

O grande desafio deste concurso tinha por base a construção de um módulo completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, mini-estações de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia eléctrica (painéis fotovoltaicos e baterias).

Cada equipa participante teve então a oportunidade de desenvolver um modelo de alojamento móvel, totalmente constituído de materiais sustentáveis, entre os quais as placas de gesso da Gyptec Ibérica.

Os projectos a concurso foram de elevada qualidade e com a mais-valia de serem equipas pluridisciplinares, arquitectos e engenheiros, a trabalhar em conjunto, em prol da sustentabilidade e eficiência energética.

A ideia apresentada pelos vencedores consistiu numa ‘gaveta’, um pequeno módulo que se projecta para o exterior, uma vez aberta, expandiria a área útil do módulo. A equipa vencedora formada por Eduardo Lopes, Luis Ferreira, João Moreira e Joel Duarte da Universidade do Minho.

O pódio foi completado pelas equipas compostas por Carlos Afonso e Ana Bento, e por Andreia Soares, Leandro Alves e Ricardo Ribeiro, na segunda e terceira posições, respectivamente.

A entrega dos prémios do concurso de ideias EcoHut decorreu no dia 16 de Junho na Roca Lisboa Gallery. A exposição das propostas finalistas está ainda patente neste espaço e pode ser visitada até sexta-feira dia 23 de Junho de 2017.