A SunEnergy ganhou recentemente o concurso público para a instalação de unidades de auto-consumo para produção de energia eléctrica em cinco edifícios públicos de Albergaria-a-Velha, Aveiro.

Foram a concurso 15 entidades, sendo a SunEnergy a vencedora, respeitando integralmente as exigências das peças do concurso público, em particular, do caderno de encargos.

Este projecto permitirá à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha uma significativa redução da sua factura energética nos cinco edifícios - Paços do Concelho, Cine-Teatro Alba, Centro Cultural da Branca, Incubadora de Empresas e Edifício das Piscinas de Loure -, superior a 12.000 euros por ano, bem como uma redução significativa das emissões de CO₂.

Serão instalados 220 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia eléctrica, integralmente consumida pelos edifícios em questão, havendo possibilidade de venda do excedente.

“Ficámos bastante orgulhosos por termos sido os vencedores deste concurso público lançado pela Câmara de Albergaria; no futuro vamos querer continuar a ligar outras entidades públicas ao sol, nomeadamente, os municípios e outras entidades da administração pública local e central” diz Raúl Santos, director-geral da SunEnergy.

O Portugal 2020 trouxe consigo, nas áreas de eficiência energética e energias renováveis, o POSEUR e os Programas Operacionais Regionais, particularmente para a Administração Pública Central e Local. Esta é, segundo a SunEnergy, “uma oportunidade de ouro para estas entidades reduzirem de forma sustentada a sua fatura energética mensal”.