O Governo português encontra-se a promover, até ao dia 8 de Setembro, em Lisboa, o fórum internacional ‘Oceans Meeting’. Em 2017, o evento é dedicado à saúde dos oceanos e à saúde humana.
A missão de Portugal é mobilizar a comunidade internacional para a necessidade da preservação dos oceanos, envolvendo políticos, cientistas e empresas. Para o efeito, a iniciativa vai contar com delegações de mais de 50 países e vai ter em destaque uma reunião ministerial, uma conferência internacional com investigadores e sessões de contacto empresarial sobre inovação e sustentabilidade dos oceanos.
No que se refere à reunião ministerial, que vai decorrer no dia 8 de Setembro, o objectivo é promover a declaração de compromisso global para a preservação dos oceanos. A sessão de abertura vai contar com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.
Em declarações à agência Lusa, a ministra do Mar afirmou que os países subscritores vão assumir neste encontro o compromisso de que a preservação dos oceanos exige "uma solução global". E quando questionado sobre o facto de este evento ter tido uma "grande adesão" de participantes, a governante considerou que tal ficou a dever-se ao "reconhecimento do empenho e da liderança que Portugal tem vindo a assumir em matéria do mar".
Vão participar igualmente no ‘Oceans Meeting’, representantes de entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Marítima Internacional e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O ‘Oceans Meeting’ vai decorrer entre o Centro Champalimaud e o Mosteiro dos Jerónimos.
Foto: Site Discovering Madeira