O Parque Marinho do Cabo Girão, na Madeira, vai ser dotado de um recife artificial. O Governo Regional já deu luz verde para este projecto avançar.
De acordo com a nota da agência Lusa, o Governo Regional da Madeira autorizou a abertura de um concurso público para a instalação de um recife artificial no Parque Marinho do Cabo Girão, onde está o previsto o afundamento da Corveta Afonso Cerqueira.
Segundo o Governo, citado neste documento, “a criação de recifes artificiais é uma forma de potenciar várias actividades com relevância sócio-económica, designadamente o incremento de recursos piscícolas, o aumento da biodiversidade, e o desenvolvimento da actividade do turismo subaquático”.
Refira-se que a iniciativa prevê o afundamento da Corveta Afonso Cerqueira, embarcação que foi cedida pela Marinha Portuguesa ao Governo Regional da Madeira e que já tinha como objectivo ser usada para a criação do recife artificial.
O Cabo Girão é considerada uma das mais altas arribas do mundo, tendo sido assim designada por ter sido o ponto onde terminou o ‘giro’ da primeira viagem de reconhecimento da ilha, aquando da sua descoberta. Esta Área Protegida localiza-se no concelho de Câmara de Lobos e engloba na sua parte marinha o Parque Natural Marinho do Cabo Girão e na sua parte terrestre o Monumento Natural do Cabo Girão e a Paisagem Protegida do Cabo Girão.
Foto: ifcn.madeira.gov.pt