O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, anunciou que Guimarães vai apresentar a candidatura a Cidade Verde Europeia (CVE) no próximo dia 25 de Setembro.
Segundo Amadeu Portilha esta iniciativa vai permitir “reconhecer e atribuir mérito” aos municípios que apresentem um “registo consistente de procura dos mais elevados padrões ambientais”.
Conforme foi esclarecido, esta candidatura tem por missão tornar Guimarães uma CVE no ano de 2020. Desta forma, adquire este estatuto ao nível de outras cidades já reconhecidas como Estocolmo (2010), Hamburgo (2011), Vitoria-Gasteiz (2012), Nantes (2013), Copenhaga (2014), Bristol (2015) e Ljubljana (2016).
Amadeu Portilha adiantou que “estamos na fase final, a avaliar as últimas palavras”, uma vez que “uma candidatura destas tem que ser pensada ao pormenor”, ainda mais porque existem critérios ambientais rigorosos.
Entre esses critérios estão as alterações climáticas - mitigação e adaptação, Transporte local, Áreas urbanas verdes incorporando uso sustentável do solo, Natureza e biodiversidade, Qualidade do ar ambiente, Qualidade do ambiente acústico, Produção e gestão de resíduos sólidos, Gestão da água, Tratamento de águas residuais, Eco-inovação e emprego sustentável, Desempenho energético e Gestão ambiental integrada.
Para a autarquia de Guimarães, o “estatuto de CVE” vai trazer “inúmeros benefícios” ao município, nomeadamente o “aumento do turismo, a cobertura mediática internacional, projecção internacional, trabalho em rede, novos empregos, maior ênfase em projetos ambientais e orgulho entre os cidadãos”.
Foto: http://www.guimaraesturismo.com/