O grupo dst assinala a Semana Europeia da Mobilidade com um calendário de actividades transversal aos mais de mil funcionários do grupo. A iniciativa, que decorre todos os dias da semana até 22 de Setembro, destina-se a promover a mobilidade sustentável e culmina numa acção de celebração do Dia Europeu Sem Carros.

A acção de sensibilização para a necessidade da mudança de comportamentos, relativamente à mobilidade, arranca no dia 18 de Setembro com o lançamento da Plataforma CarSharing dst, através da qual os colaboradores se podem registar para partilha de viagens profissionais e também pessoais, bem como partilha de transporte para a distribuição de materiais solicitados pelas obras (encomendas).

Esta plataforma interna foi desenvolvida pela innovation point, empresa pertencente ao grupo dst e está disponível para todos os colaboradores através dos computadores ou on-the-go, nos smartphones. A ideia surgiu de colaboradores do grupo na plataforma interna de gestão da inovação (caixa da inovação), tendo sido considerada uma boa ideia a desenvolver. Assim, foi alvo de discussão e sujeita a brainstorming interno pela equipa dos gestores locais de inovação (GLI’s), de sessões de innovation talks com a presença de diversos colaboradores do grupo e incorporou diversas sugestões de todos.

Para além da redução do número de viagens individuais e da particularidade de recompensar os colaboradores que aderirem, a CarSharing apresenta significativas e impactantes vantagens sociais e ambientais.

No dia 19 de Setembro, o grupo promove um inquérito junto dos funcionários de obra relaccionado com o tema da mobilidade. Ao aderir a esta iniciativa, os participantes ficam automaticamente habilitados a participar no sorteio de vales de compras, para utilizar na Decathlon ou na Go By Bike (Braga).

No dia 20, os colaboradores são convidados a participar em test-drives de carros eléctricos, no complexo dst, sendo disponibilizados para o efeito dois Renault Zoe. Para além de proporcionar a experiência de conduzir um automóvel 100% eléctrico, silencioso e, sobretudo ecológico, o grupo dst habilita os participantes a ganhar um fim-de-semana ao volante de um carro eléctrico, alargando assim a possibilidade de os vencedores partilharem a experiência ‘electrizante’ e amiga do ambiente com a respectiva família. No dia seguinte, prosseguem as acções de test-drive ecológicas, mas com bicicletas eléctricas e bicicletas urbanas.

No Dia Europeu Sem Carros, que se assinala no dia 22 de Setemrbo, o grupo dst promove a ‘dst by bike’, iniciativa através da qual um número alargado de colaboradores fará o percurso diário ‘casa-trabalho’ de bicicleta. A partida está agendada para as oito horas, no centro da cidade de Braga, estando prevista a chegada ao complexo dst por volta das 8h45.

Para além de todas estas acções, os colaboradores podem ainda usufruir ao longo da semana de descontos na Go By Bike, parceira do grupo dst na Semana Europeia da Mobilidade.

A política de ambiente constitui um elemento da política de gestão do grupo dst, pelo que mais do que cumprir com a legislação e outros requisitos aplicáveis, o grupo assumiu o compromisso de desempenhar um papel activo na protecção do ambiente e na melhoria contínua do sistema de gestão. Para o efeito foi criado, em 2010, um comité de ambiente com o objectivo de manter a preservação do ambiente em todas as áreas de actividade do universo dst, que define um programa anual de actividades e um manual interno de gestão e de boas práticas amigas do ambiente.

Face às tendências e desafios com que o mundo actual se confronta, o papel das empresas em prol da sustentabilidade reveste-se da maior importância na sua tripla dimensão económica, social e ambiental. O progresso das empresas rumo à sustentabilidade constitui uma tarefa inesgotável e um desafio permanente. As questões ambientais encontram-se na primeira linha das preocupações do grupo, nomeadamente nas actividades associadas à construção com elevados impactes no consumo de materiais e recursos energéticos e na produção de resíduo.

Ao nível da mudança de comportamentos, a aposta incide desde o início na formação e sensibilização dos trabalhadores para as questões do ambiente, tentando que a integração e a colaboração de todos neste projecto seja tão ampla quanto possível.