A Semana Europeia da Mobilidade, que termina no dia 22 de Setembro, tem como mote: ‘A partilhar chegamos mais longe’. Em Portugal aderiram 56 municípios.
A 16.ª edição desta iniciativa, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), vai contar em Portugal com a participação de 56 municípios. O objectivo é promover soluções de mobilidade partilhada, realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos e através das novas tecnologias tornar a mobilidade mais eficiente, economizar dinheiro e ajudar o ambiente.
É neste contexto que a APA apela às autoridades locais aderentes à Semana Europeia da Mobilidade para que invistam, ao nível da mobilidade sustentável, em medidas efectivas e permanentes que tragam benefícios reais e duradouros para as cidades ou vilas do nosso País. Este investimento passa, sobretudo, por uma política de transportes urbanos sustentáveis.
De acordo com os dados avançados, na edição deste ano, 48 países e 2.300 localidades aderiram a esta iniciativa europeia, sendo que Portugal conta com a participação de cerca de 56 municípios com 59 localidades, o que significa que serão acrescentadas mais medidas permanentes às 3.375 já introduzidas em Portugal.
Foto: Anabela Loureiro