Na abertura do 13.º Congresso Nacional de Engenharia Ambiental, que decorreu em Lisboa, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, reconheceu o papel determinante das autarquias e afirmou que vão ser favorecidos os projectos que ajudem a reduzir a pegada ecológica em Portugal.
Neste congresso, o ministro do Ambiente salientou que o “papel das autarquias é fundamental” em matéria ambiental, defendendo também que “quem gere os territórios e a via pública pode ser mais importante na promoção do transporte colectivo”.
João Pedro Matos Fernandes declarou neste evento que se deve apoiar “todos os projectos que tornem mais amena a presença na rua, que tornem possível andar a pé e garantam outros modos de transporte como a bicicleta”. Acrescentando que “temos de, decididamente, produzir energia a partir de fontes limpas e ter padrões de mobilidade completamente distintos, com modos de transporte que não produzam gases que provoquem o agravamento do efeito estufa”.
O governante defendeu ainda que o País tem vindo a desenvolver melhorias significativas ao nível do abastecimento de águas ou do tratamento de lixo e esgotos mas há ainda um caminho a percorrer em termos de mobilidade e transportes.
Foto: Anabela Loureiro