A Porto Business School, em parceria com o BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, promove a 1.ª edição do programa ‘Gestão Sustentável: a Leadership Expedition To The Future’. A Amorim Cork Ventures, Brisa, EDP, Galp, Gestamp, Korn Ferry e The Navigator Company juntam-se à escola de negócios em nome da estratégia e acções perante factores de risco e de competitividade para o futuro.
O novo programa da escola de negócios da Universidade do Porto assenta em temas de para o futuro, tais como as megatendências da sustentabilidade e impactos no negócio, as estratégias empresariais à luz do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os novos modelos de negócio, a gestão de risco, as incertezas que influenciam os negócios, bem como a informação disponível ao serviço da tomada de decisões.
Esta iniciativa é dirigida a directores e técnicos de inovação, estratégia, sustentabilidade, ambiente e qualidade e quadros com responsabilidade no desenho e execução da estratégia da empresa.
Sofia Santos, secretária-geral do BCSD Portugal e directora deste programa, salienta que “o século XXI será marcado pela dicotomia entre a tecnologia, a robótica, a produtividade, e o humanismo, a ética, o respeito pelo homem e pela natureza. Este curso vem fornecer um conjunto de competências para que as pessoas consigam compreender o processo de transição que estamos a viver, assim como algumas ferramentas que ajudam a processar a informação e a desenvolver estratégias empresariais adequadas aos dias de hoje”.
Isabel Paiva de Sousa, especialista na área de negociação, Luís Sítima, director do Korn Kerry Hay Group em Portugal, e especialista em liderança e Sofia Santos integram o grupo de docentes deste programa que conta também com a participação de especialistas internacionais nos quais se incluem Jonas Haertle da United Nations Global Compact Office, Petra Molthan-Hill da Nottingham Business School, Marcello Pallazi, filantropo e economista e Michael Hopkins, CEO da MHC Internacional.
Também a experiência das empresas tem um papel de destaque neste programa, com organizações como a Brisa, EDP, Galp, e Gestamp a partilharem exemplos de gestão sustentável já implementados. Com uma duração total de 70 horas, divididas por quatro módulos, o programa prevê sessões no Porto e em Lisboa, entre 22 de Fevereiro e 20 de Abril de 2018.
O programa ‘Gestão Sustentável: A Leadership Expedition to the Future’ é mais uma iniciativa que a Porto Business School e o BCSD Portugal estão a realizar com o objetivo de promover a educação para o desenvolvimento sustentável das organizações.
A Porto Business School volta a colocar-se, assim, um passo à frente, mantendo o seu olhar sobre as tendências para a prosperidade do futuro corporativo, unindo académicos e profissionais em nome de uma visão estratégica sustentável para as organizações.