O Painel Intergovernamental de Cientistas para as Alterações Climáticas (IPCC, no inglês) publica hoje o 5º relatório sobre a Ciência Climática, também conhecido por relatório do Grupo 1. Uma das principais conclusões deste documento é que os seres humanos são os principais causadores das alterações climáticas.
Este relatório de avaliação contou com cerca de 800 cientistas que afirmam que “as alterações climáticas são reais, são causadas pelas actividades humanas e requerem medidas urgentes. O nível do mar está a subir, os padrões da precipitação estão a mudar, o gelo no mar está a diminuir e os oceanos estão a acidificar - todos estes impactes têm consequências graves para as nossas comunidades, economias e biodiversidade”.
O resumo deste relatório para os decisores políticos está a ser negociado entre o IPCC e os delegados governamentais de todo o mundo com o intuito de aceitarem esta problemática afim de corrigirem a sua trajectória de desenvolvimento.
No próximo ano os líderes mundiais vão reunir-se, em Varsóvia, na cimeira anual convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para enfrentar a actual "ameaça ao desenvolvimento, à estabilidade dos países e economias, à saúde do planeta." O momento vai servir também para divulgar os resultados completos do 5º relatório do IPCC sobre a Ciência Climática.
Quercus