A revista “International Water Power and Dam Construction" classificou o Alqueva II como o “Projecto Hidroeléctrico do Ano”, colocando igualmente Venda Nova III no Top 15 europeu das centrais em construção.
Na edição de Setembro, esta revista destacou a obra de reforço de potência do Alqueva (Alqueva II), inaugurada em Janeiro deste ano. O Grupo EDP e toda a equipa multidisciplinar que participou na implementação do empreendimento, nos domínios da engenharia e ambiente e da gestão geral do empreendimento, incluindo a supervisão da fiscalização e segurança e a coordenação do comissionamento, considera que esta distinção é “muito honrosa”.
Recorde-se que a barragem e a central de Alqueva I, cujo projecto, gestão e fiscalização estiveram integralmente a cargo da engenharia do Grupo EDP, através da então HIDRORUMO, já tinham sido anteriormente distinguidas com o Prémio Puente de Alcântara 2002/2004, destinado a premiar as melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas, avaliadas nas suas vertentes culturais, estéticas, funcionais e sociais, assim como relativamente à qualidade técnica do respectivo projecto e à perfeição atingida na sua execução.
De relevar ainda que o mesmo número desta revista internacional inclui ainda um artigo sobre as 15 mais importantes obras hidroeléctricas em construção na Europa em termos de potência instalada, em que Venda Nova III aparece posicionada em 12º lugar no ranking.
EDP