O VIII Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água realiza-se, nos dias 5 a 7 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Organizado pela Fundação Nova Cultura da Água (La Fundación Nueva Cultura del Agua), visa promover uma reflexão transdisciplinar, crítica e construtiva sobre as políticas de água em Portugal e Espanha.
A análise crítica do primeiro ciclo europeu de planeamento hídrico e a expectativa dos planos comuns para Espanha e Portugal em 2015 é o tema central deste evento. Segundo a organização, “a dimensão ecossistémica da política da água que exige cada vez mais a inclusão das águas marinhas a par das águas interiores e de transição estará também em análise, em particular, a articulação com a Diretiva-Quadro de Estratégia Marinha e equacionar a eficáciados indicadores ambientais para identificar os efeitos das pressões humanas”, estão na origem da edição deste ano deste congresso.
Também “as políticas de preços baseadas na recuperação de custos, bem como os critérios de custo-eficácia, são outras questões que se mantêm na ordem do dia e despertam novas vozes para a discussão” e que igualmente estarão em debate neste certame.
AdP
Foto: Anabela Loureiro