O portal ‘Poupa Energia’, no seu primeiro mês de funcionamento, foi visitado por cerca de 25.000 utilizadores que realizaram mais de 33.000 simulações num total de mais de 85.000 visualizações. O que demonstra o interesse dos cidadãos em poupar, quer em gasto económico, quer em gasto energético.
Do total de simulações, 69% foram realizadas com o simulador simples e 31% com o simulador avançado, sendo que 70% do tráfego teve origem em computador e 30% em telemóveis e tablets. Estão neste momento carregados no portal cerca de 220 tarifários e registados 22 comercializadores, estando previsto antes do final do ano a disponibilização do simulador para Pequenas e Médias Empresas (PME) e o acesso via cartão do cidadão.
Gerido pela ADENE-Agência para a Energia, o portal ‘Poupa Energia’ está acessível desde 14 de Novembro aos consumidores de gás e electricidade, facultando-lhes toda a informação disponível sobre as ofertas dos comercializadores de electricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o que permite agora a cada consumidor proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.
Esta plataforma, acessível através do endereço poupaenergia.pt, passou a permitir ao consumidor, através de uma ou mais simulações, verificar com maior exactidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente, os tarifários e respetivos comercializadores mais adequados ao seu caso concreto. Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de electricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal ‘Poupa Energia’ disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética, possibilidade de pesquisa de perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas, facultando também informação sobre a Tarifa Social.
“Esta plataforma pretende informar e formar o consumidor de energia, dotando-o do máximo conhecimento sobre os mais variados aspectos do mercado energético liberalizado, de forma a possibilitar as melhores opções na defesa do interesse de cada um”, explica João Paulo Girbal, presidente da ADENE, concluindo que o objectivo primeiro desta ferramenta digital é aportar mais transparência e eficiência ao mercado da energia.
De facto, este portal permite a prestação de um apoio directo a quem o solicitar, garantindo assim uma maior proximidade com o consumidor, ao mesmo tempo que se assegura que o seu funcionamento está em conformidade com as mais recentes determinações da CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados sobre protecção de dados e marcará presença na rede de espaços do cidadão gerida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa.
“A parceria com a AMA permite que todos os consumidores de energia em Portugal e com acesso limitado à internet, possam efectuar uma simulação e, se entenderem, solicitar a mudança de comercializador, em qualquer espaço do cidadão gerido pela Agência para a Modernização Administrativa”, conclui João Paulo Girbal.
A ADENE- Agência para a Energia, sob a tutela do ministério da Economia, secretaria de Estado da Energia, na área da Eficiência Energética e do ministério do Ambiente na área da Eficiência Hídrica, foi a entidade nacional incumbida do exercício da actividade de Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC), no âmbito do Sistema Eléctrico Nacional (SEN) e do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN), através do decreto-lei nº 38/2017 de 31 de Março.