A conferência/workshop “Earthship Biotecture Portugal 2014” vai decorrer na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 10 de Maio. Este evento vai contar com a participação do arquitecto norte-americano Michael Reynolds, criador do sistema “Earthship Biotecture”.

O arquitecto Michael Reynolds vai estar pela primeira vez em Portugal, sendo conhecido por desenvolver o “Earthship Biotecture” que se basei no princípio da construção sustentável em que todas as casas são construídas a partir de materiais reciclados e reutilizados. Esses materiais podem ser desde garrafas, latas até pneus velhos e as suas casas pretendem ser também auto-suficientes ao nível da água, energia, saneamento e alimentação.

No caso da água é captada através da chuva, pode ser reutilizada até quatro vezes, podendo a mesma ser aquecida pelo sol ou através de gás natural; já a electricidade pode ser obtida através de sistemas solares e eólicos e depois armazenada em baterias.

No lixo produzido e no saneamento, as casas reutilizam o esgoto doméstico através de células de tratamento interiores e exteriores e os autoclismos usam um sistema de água-cinza tratada (o que permite a ausência de odores). A comida é cultivada numa estufa, que aproveita a água usada nos lavatórios e que posteriormente é tratada para regar as plantas.

As “Earthship” utilizam a luz solar e a massa térmica da terra para manter a temperatura ambiente agradável.

Foto: Earthship da Florida, EUA