O vencedor do prémio Vila Viçosa do Europan 12 foi atribuído ao arquitecto Bruno Oliveira Rodrigues, com o projecto Between Landscapes. A cerimónia de encerramento desta iniciativa vai decorrer no dia 13 de Maio.

Sob o signo do tema - “A Cidade Adaptável” -, este ano, a organização recebeu 70 propostas candidatas a dois sítios nacionais a concursos - Almada e Vila Viçosa.

Em Portugal, o júri composto pelos portugueses Nuno Porta, Samuel Torres de Carvalho, Francisco Aires Mateus, Ana Franco Lemos e Nuno Grande, bem como pelos espanhóis Jimenez López e Diego e ainda o chileno Robert Stussi.

Atribuíram dois prémios, duas menções honrosas e uma citação especial a duas equipas portuguesas, duas italianas e uma francesa. O prémio Vila Viçosa coube ao arquitecto Bruno Oliveira Rodrigues pelo projecto Between Landscapes; a menção honrosa Vila Viçosa foi atribuída ao arquitecto italiano Nicola Lunardi pelo projecto Tupperware Party; o prémio Almada foi recebido pela arquitecta italiana Federica Spinaci pelo projecto Porto Novo; a menção honrosa Almada concedida à arquitecta francesa Fanny Costecalde pelo projecto Ponctuation; a citação especial Almada foi dada ao arquitecto André Costa pelo projecto Linha do Tempo - Timeline Herança vs Mutabilidade.

A cerimónia de encerramento desta 12ª edição vai decorrer no dia 13 de Maio, no pólo do Monte da Caparica da Universidade Nova e contará com a presença do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, do presidente da Europan Portugal, Nuno Portas, e do presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas. Por esta ocasião serão entregues os prémios, inaugurada a exposição, lançado o catálogo dos cerca de 70 trabalhos concorrentes em Portugal e anunciado o tema do concurso do próximo ano, que será “A Cidade Adaptável 2 - Auto-organização - Partilha - Projecto (Processo)”.

Refira-se que os Concursos Europan realizam-se simultaneamente em 18 países e 60 cidades europeias, envolvendo cerca de 2.000 equipas de jovens profissionais de arquitectura, urbanismo, paisagem e outros interessados nas questões urbanas, para abordar os problemas emergentes nas cidades europeias e propor soluções inovadoras e adaptáveis.