Concretizando uma ambição antiga e culminando meses de trabalho, a Ordem dos Arquitectos acaba de lançar o Portal dos Arquitectos. Esta é uma plataforma digital que é agora o canal de contacto privilegiado entre a instituição e os seus membros.
Com o portal, de inscrição obrigatória para os membros da OA, passa a ser possível aos arquitectos realizar, sem sair de casa, várias operações que até agora só podiam ser concretizadas presencialmente. Desta forma, a Ordem dos Arquitectos passa a estar mais próxima dos seus membros, independentemente da sua localização.
Através deste portal, os arquitectos vão poder fazer a consulta e actualização dos seus dados pessoais, a solicitação e impressão de documentos, bem como pedidos de emissão de declarações genéricas ou específicas, certificações para os actos próprios da profissão para Portugal ou outros países e pedidos de requerimentos para alteração da inscrição junto da Ordem.
Os membros passam a poder efectuar pagamentos on-line, consultar o calendário de formações disponível e respectiva inscrição. Disponível está também a consulta das formações já frequentadas e a obtenção dos certificados de participação.
Para os futuros arquitectos, o portal permite a inscrição para estágio profissional, sem esquecer os arquitectos de Estados-membros da União Europeia ou provenientes de outros estados para quem passa a ser possível fazer a inscrição on-line.
Além das funcionalidades específicas para os arquitectos, disponibiliza também um Directório de Arquitectos pesquisável por qualquer pessoa, bem como a possibilidade de comprovar a validade dos documentos emitidos pela Ordem dos Arquitectos.
Com esta plataforma digital, a Ordem dos Arquitectos responde à uma exigência legal que obriga a transmissão electrónica de dados entre organizações e profissionais, sociedades de profissionais ou prestadores de serviços (Lei n.º2/2013 de 10 de Janeiro).