Os ateliês portugueses de arquitectura de Gonçalo Byrne e João Nunes, juntamente com o arquitecto suíço Alain Dupraz, acabam de vencer o concurso para o projecto de urbanismo da Étoile, localizado em Genebra, na Suíça.
O projecto está inserido na regeneração urbana do sector de Étoile, que é actualmente uma zona industrial e um dos pontos de entrada em Genebra, e que se constitui como um dos maiores projectos da cidade.
O projecto dos gabinetes de Gonçalo Byrne, do arquitecto paisagista João Nunes (PROAP) e do arquitecto suíço Pierre-Alain Dupraz incluem a construção de 1.500 alojamentos, áreas comerciais e infra-estruturas públicas, num terreno de 14 hectares que equivale a 14 terrenos de futebol. A construção do novo Palácio de Justiça e de três torres, as maiores de Genebra, que vão atingir 175 metros de altura, estão também inscritas no projecto.
Segundo o gabinete de Gonçalo Byrne, “o plano prevê uma alta densidade construtiva, conseguida através da criação de novos quarteirões estruturantes, articulados com torres de altura gradual, até um máximo de 50 pisos, e da criação de um forte espaço público, compreendendo uma intervenção paisagística de igual relevo”.
O jornal Le Temp avança que a renovação do sector da Étoile faz parte de um grande plano de desenvolvimento urbano de uma superfície de 230 hectares, distribuídos por três comunas, com um investimento global estimado em cerca de 2,3 mil milhões de euros.
O projecto em questão tem conclusão prevista para 2020.