Os Glassberries, inspired by BA, estão de volta. Nesta 4ª edição a BA Glass - empresa europeia do sector das embalagens de vidro -, volta a lançar o concurso não só em Portugal, mas também em Espanha e na Polónia. Desenvolver uma gama de frascos para a indústria alimentar é o desafio deste ano.

A BA Glass lançou neste mês de Fevereiro os Glassberries Design Awards 2015, depois do sucesso alcançado nas edições anteriores. Nesta 4ª edição, a BA Glass decidiu manter o âmbito internacional do concurso e convidou mais universidades em Espanha e na Polónia a juntarem-se às de Portugal neste desafio de criatividade e inovação para criar uma nova gama de frascos para a indústria alimentar.

Entre as novidades de 2015, surge a introdução da cortiça, um material natural e renovável, com inúmeras afinidades com o vidro. Os dois materiais têm uma ligação secular e são actualmente também reconhecidos pelas suas potencialidades na área do design, respondendo a exigências como versatilidade, performance técnica e sustentabilidade.

Para esta edição dos Glassberries Design Awards, a BA Glass convidou a Universidade Lusíada de Lisboa, a Universidade da Beira Interior, a ESAD de Matosinhos, a EINA - Centre Universitari de Disseny i Art (Espanha), o IED Madrid (Espanha), a Academia de Belas Artes de Varsóvia (Polónia), a Academia de Belas Artes de Poznan (Polónia) e a Academia de Belas Artes de Cracóvia (Polónia).

Através do concurso Glassberries Design Awards a BA Glass pretende promover a participação de estudantes nacionais e internacionais da área de design de produto e desafiá-los a apresentarem trabalhos originais que respeitem os princípios de identidade sólida, criatividade/inovação e desenvolvimento sustentável. Este desafio é uma forma de promover uma relação de proximidade entre a empresa e as universidades, cada vez mais importante numa época em que a consciência da necessidade de transferência e partilha de conhecimentos se adensa. E é também uma oportunidade para aproximar a BA Vidro dos seus parceiros.