O Urbescópio venceu o prémio Larus /Jornal Arquitecturas Equipamento Urbano Ibérico 2014 na categoria “Linha Produzida”, mobiliário urbano. A peça foi lançada em 2012 pela equipa do Projecto Cosimo e rapidamente conquistou a atenção do público.

O Urbescópio preenche uma lacuna no espaço público, afirmando-se como a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal. Este monóculo em ferro de design arrojado, permite uma utilização fácil e acessível aos peões, orientando-os no espaço público e destacando pontos notáveis da paisagem urbana.

A simplicidade e a originalidade do objecto terão sido factores determinantes para o júri, constituído por Alexandre Burmester (arquitecto e sócio-gerente da A. Burmester Arquitectos Associados), António Lacerda (designer de Comunicação e presidente da Direcção da Associação Nacional de Designers), Glória Escribano (coordenadora geral da Bienal Iberoamericana de Diseño BID14), Gonçalo Nunes da Silva (designer Industrial, vencedor da categoria Peça/Linha Produzida, subcategoria Mobiliário Urbano, Edição 2013) e Vítor Vajão (engenheiro e presidente do Centro Português de Iluminação), atribuir ao Urbescópio o primeiro lugar na sua categoria.

Questões relacionadas com a responsabilidade social estiveram sempre presentes ao longo de todo o processo criativo. Destacam-se como factores críticos do projecto a inclusão de um tirante que permite a percepção do Urbescópio pelos invisuais e a altura do monóculo que permite a sua utilização por cidadãos com mobilidade condicionada. Actualmente, o Urbescópio já se encontra no espaço público, na cidade de Guimarães, e em espaço privado, nas instalações fabris da Ecco Portugal em Santa Maria da Feira.

Foto: Projecto Cosimo/FB