Criar um produto inovador, que promova o desenvolvimento sustentável, a partir da tradição de Figueira, nas Aldeias do Xisto, foi o desafio proposto ao IADE – Creative University no âmbito do projecto “Agricultura Lusitana”. O resultado é uma mochila sustentável criada pelo IADE e que vai ser apresentada em feira na Alemanha.

Integrado no projecto “Agricultura Lusitana” das Aldeias do Xisto, a “Figueira Memory” pode ser usada para passeio, piquenique, como toalha e banco ou saco. Esta é também a proposta da participação portuguesa na EUNIQUE 2015 – International Fair for Applied Arts and Design, que se realiza na Alemanha, entre os dias 8 e 10 de Maio.

Para a concretização do projecto, uma equipa do instituto universitário investigou a região, conversou com os habitantes – pedreiros, costureiras, pastores, sapateiros e agentes turísticos – e descobriu o lado mais genuíno de Figueira e das Aldeias do Xisto.

Os portugueses João Neves Correia e Tomás Veríssimo, e o italiano Giuseppe Sardone, a frequentar o terceiro ano da licenciatura em Design no IADE, coordenados pelas docentes Ana Margarida Ferreira e Catarina Lisboa, desenvolveram a “Figueira Memory”, marca e mochila que permite a realização de inúmeras actividades ao ar livre. O conceito, que teve por base a cultura e memória locais, bem como os recursos naturais, tecnológicos e humanos da aldeia, resultou num objeto com quatro funções: mochila de passeio, mochila de piquenique, toalha e banco de piquenique e saco (para ir à feira, por exemplo). Criado a partir de linho, cortiça, pele e madeira de pinho, o produto visa criar laços emocionais e sensoriais e tornar o contacto com a natureza e com a aldeia uma experiência única.

“Agricultura Lusitana”, projecto promovido pelas Aldeias do Xisto, centra-se na ligação entre craft, design e identidade. Conta com a participação de 150 pessoas, integrando 22 ateliês e nove escolas de design portuguesas, que uniram forças para promover a identidade e cultura nacionais, respeitando a dinâmica dos habitantes e dos locais e do “saber fazer” típico da região. Na apresentação em Karlsruhe, na Alemanha, o stand envolverá o visitante no “pulsar da terra lusitana, despertando os sentidos, evocando memórias e revelando o potencial da criatividade e produção nacionais”, menciona a entidade.

Com o intuito de valorizar a comunidade e a ruralidade genuínas, as Aldeias do Xisto já participaram por duas vezes na EUNIQUE: em 2013, com o projecto “Água Musa” e, em 2014, com “L4Craft”. Depois da passagem por Karlsruhe, a exposição vai estar presente em Estugarda, até 10 de Junho, para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.