Já foram revelados os 100 melhores projectos do concurso Electrolux Design Lab 2015. Entre os participantes de 33 diferentes nacionalidades, estão quatro portugueses.

Diogo Pimenta e João Luís Brito, da ESAD, e João Carlos Sousa e Jorge Henriques Bola, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, são os quatro portugueses que estão a competir pelos principais prémios do Electrolux Design Lab 2015.

Este ano, os concorrentes responderam ao desafio - “Crianças saudáveis e felizes” - com ideias inovadoras para produtos, acessórios, consumíveis e serviços em três áreas: Cozinha, Tratamento da roupa e Purificação do ar.

O projecto de Diogo Pimenta - “Leaf” - está integrado na categoria da purificação do ar. Foi inspirado pela natureza e por uma simples folha de árvore, mas não esqueceu a PlayStation já que este gadget faz parte da vida das crianças. O objectivo é transformar a purificação num jogo didáctico dedicado a crianças dos sete aos 12 anos porque esta é a idade mais importante a nível cognitivo. O jogo pretende ajudar a descobrir aquilo que é prejudicial na nossa vida. O “Leaf” é constituído por três níveis de “amigo do ambiente”. Além disso, é possível partilhar as informações com outros utilizadores.

João Luís Brito criou o projecto “Symbiosis”. Também da categoria da purificação do ar, este aparelho contém um purificador e um pacote com uma semente. Quando a semente é plantada, aparece uma projecção que revela uma visão rápida de um espaço para brincar, que surge a partir de uma árvore. A ideia fulcral é que tudo começa a partir de uma árvore e que o oxigénio é essencial para tudo.

João Carlos Sousa criou o “Eyemotion”: um purificador indoor com um sensor capaz de detetar emoções através da temperatura do corpo. Se detectar emoções negativas, o Eyemotion ajusta-se automaticamente e muda a fragância do ar transmitindo sentimentos positivos à criança. O objectivo é ajudar os pais a conhecerem melhor os filhos “em tempo real” e servir como um alerta de maus momentos.

Já Jorge Henriques Bola criou o “WePLASTIC”, um projecto que pretende ensinar às crianças a importância de separar e reciclar, com a possibilidade de ver logo os resultados das suas ações. O objectivo é que os pais ensinem desde cedo aos seus filhos a importância da protecção do ambiente.

Os projectos portugueses estão disponíveis para votação e os cinco mais votados ficarão imediatamente apurados para a fase seguinte. O júri do concurso escolherá depois mais 30 projectos e o TOP 35 será anunciado a 8 de Junho.