Conheça os vencedores da 9ª edição concurso internacional: Cosentino Design Challenge. Evento que teve um aumento significativo de participantes.

A actual edição do concurso recebeu um total de 278 candidaturas (135 para a categoria de Arquitectura e 143 para a categoria de Design), o que supõe um aumento participativo de 31% face à edição anterior.

As candidaturas provieram quer de alunos das escolas e instituições partner, quer de estudantes de outras escolas de design ou arquitectura de todo o mundo, como por exemplo Togo, Rússia ou Bolívia.

Os vencedores na categoria de Arquitectura, cuja finalidade era desenhar uma proposta arquitectónica totalmente aberta ao que sugeria a temática “Umbrales de convivencia – Playground: fun with surfaces’’ foram: “Lightside” de Alejandro Mosquera (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de A Coruña);  “Ghost Playtown” de Manuel Ruiz (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Granada); e “Materia Viva” de Cecilia López (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid).

As Menções Honrosas na categoria de Arquitectura foram: “Fill The Gap, Feel The Gap” de Agustín Martínez (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid); “Cosentino Falls” de Alejandra Sánchez (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid); e “Piazza Cosentino” de Ángela Salvador e María López (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid). 

Os vencedores na categoria de Design, cujo objectivo era reflectir sobre “Cosentino y la celebración”, considerando a relação entre a celebração, o espaço, o espectador e os materiais da Cosentino, foram:

“Multicelebrations Space” de Jonathan Balderrama (UDABOL Universidad de Aquino, Bolívia); “Jelly Beans” de Jorge Luis Ríos (Escuela artediez de Madrid); e “Kanyon” de Léa Le Boucher, Maëva Jalu, Ysaline Daguy, Marie Boutiller, Anaïs Cipriano w Julie Saunier (ESAM Design Paris).

As Menções honrosas na categoria de Design foram: “Loyalty” de Iván Blazquez (Escuela artediez de Madrid); “Grantam” de Berta Resina, Patricia Uriszar e Marta Fernández (Escuela artediez de Madrid); e

“CUC” de Rubén Sabater (Escuela Superior de Diseño de Alicante).

A decisão do concurso decorreu no Cosentino Center de Granada. O júri foi composto por representantes das escolas ou universidades que colaboraram com o concurso: Endriana Audisho da University of Technology Sydney, Giacomo Bertolazzi do Istituto Europeo di Design, Francisco Teixeira Bastos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Ang Xiwei do Lasalle College of Arts, Isabel Plaza da Escuela artediez de Madrid, Raúl Fraga da Escuela de Arquitectura de Madrid, Jorge Roa da Escuela de Arquitectura de Sevilla, Antonio Castilla da Escuela de Arte de Almería, Jorge Marín da Escuela Superior de Diseño de Alicante, Taciana Laredo, da Universidad de Zaragoza, Jaume Prat da Escuela de Arquitectura de Barcelona e Héctor García Diego da Escuela de Arquitectura de la Universidad de Navarra. O arquitecto e designer Daniel Germani foi também convidado para integrar o painel de jurados.

No evento, em nome do Grupo Cosentino, esteve presente Santiago Alfonso Rodríguez, director de Comunicação e Marketing. Sendo que no encontro foram também debatidas diversas propostas para a temática da décima edição do Cosentino Design Challenge, que será apresentada no final do ano. 

Refira-se que o Cosentino Design Challenge 2015, concurso dirigido a estudantes de design, arquitectura, design de interiores e outras áreas de conhecimento similares de todo o mundo, tem como finalidade fomentar o talento dos estudantes, promovendo a investigação sobre distintas abordagens conceptuais relacionadas com a configuração de espaços, com os materiais e os sistemas construtivos que os definem, utilizando materiais do Grupo Cosentino, empresa com presença em Portugal.