Os vencedores da primeira edição dos Prémios de Design Português vão ser conhecidos no dia 11 de Setembro, numa cerimónia a realizar-se no Museu dos Coches, em Lisboa. Para já, a organização revela que recebeu 181 candidaturas.

De acordo com a organização, foram recebidas 49 candidaturas para o Prémio Sebastião Rodrigues (design de comunicação), 114 para o Prémio Daciano da Costa (design de produto) e 18 para o Prémio Pádua Ramos (design de interiores). Destas 181 candidaturas, o júri – de que faz parte Catarina Cottinelli da Costa, Margarida Veiga, Cristina Góis, Fernando Brízio, Helena Paula Pires, João Paulo Martins, Jorge Silva, José Bártolo e Maria Milano - seleccionará dez finalistas em cada categoria.

O anúncio dos finalistas e vencedores será feito a 11 de Setembro no Museu dos Coches, em Lisboa, no dia em que será inaugurada uma exposição com obras dos designers seleccionados e também dos autores de referência do design português, homenageados com estes prémios: Sebastião Rodrigues, Daciano da Costa e Pádua Ramos.

Os Prémios de Design Português - atribuídos nas categorias de design de comunicação, de produto e de interiores - fazem parte do Ano Português do Design 2014/15, uma iniciativa lançada pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Ministério da Economia. E, de acordo com a Direcção-Geral das Artes, o objectivo destes Prémios do Design Português - que serão anuais - é “estimular a produção de design de qualidade” e “reconhecer e divulgar os melhores projectos de design de comunicação, de produto e de interiores”. Os prémios destinam-se especificamente a designers profissionais portugueses que trabalhem em Portugal ou no estrangeiro e a estudantes finalistas ou recém-formados na área.

O Ano do Design Português 2014/15, comissariado por Guta Moura Guedes, termina a 30 de Setembro.