Já são conhecidos os vencedores do concurso ‘CRIARTE – Concurso de Ideias de Arte Urbana’. O projecto vencedor vai ser adaptado e implementado nas fachadas no espaço da fábrica de tintas Barbot, em Vila Nova de Gaia.

António Guimarães Ferreira é o vencedor do CRIARTE lançado pela Barbot em parceria com a Escola de Artes MArt de Lisboa. Este concurso procura valorizar a arte urbana em Portugal.

Com o tema de trabalho “Engrenagem”, António Guimarães Ferreira venceu uma bolsa de estudo para frequentar a Residência Artística da MArt durante o ano lectivo de 2015/2016 num plano anual destinado a artistas e estudantes de arte que procuram aprofundar o trabalho de autor através de um regime intensivo de investigação prática e teórica. Além disso, o seu projecto será adaptado e implementado nas fachadas do novo espaço da fábrica de tintas Barbot, em Laborim, Vila Nova de Gaia - o mesmo espaço que foi afectado por um incêndio em Junho deste ano.

“Quando lançamos o concurso, escolhemos a fábrica em Laborim como futuro local de execução pela sua visibilidade. As fachadas são visíveis através da A1, em ambos os sentidos. Mas hoje, depois do incêndio que afectou a fábrica, a escolha faz ainda mais sentido”, explica Sofia Miguel, directora de Marketing da Barbot. O edifício vai ser reabilitado e pintado de raiz, implementando o projecto seleccionado. Para isso, António Guimarães Ferreira vai reunir na fábrica da marca portuguesa de tintas, de forma colocar em prática “Engrenagem”.

Dada a qualidade dos projectos a concurso, o júri, composto por Sandro Resende, Paulo Arraiano, Pauline Foessel e um representante da Barbot, atribuiu ainda dois segundos lugares. Giulia Coascello e Francesco Fadani, com um projecto comum, e Maísa Champalimaud foram premiados com um desconto de 50% nas propinas da bolsa de estudo para a Residência Artística da MArt.