O arquitecto Eduardo Souto de Moura é o autor do projecto de um auditório que vai ser edificado junto à sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O pedido de licenciamento entra hoje na Câmara Municipal de Lisboa.
O convite para a elaboração deste projecto partiu do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes, que pediu ao arquitecto Souto Moura para criar um auditório no complexo de São Roque, onde se encontram os serviços centrais e a sede daquela instituição.
A obra vai decorrer no antigo edifício concluído em meados de 1915, onde funcionava a primeira lavandaria industrial em Portugal e que tinha como função centralizar a limpeza das roupas de todos os equipamentos da Misericórdia de Lisboa.
Em declarações à agência Lusa, Souto Moura explicou que “imaginei estar a ver esta vista de Lisboa como se o auditório fosse uma máquina de fotografar ou de filmar”. Por isso, através de uma parede de vidro, vai ser possível vislumbrar a paisagem da colina de São Vicente para o Castelo de São Jorge.
Nesta obra, o arquitecto diz que quis “arriscar”, sobretudo “numa altura em que se fazem poucas obras de raiz”. Acrescentando ainda que está “entusiasmado com o resultado”.
Vencedor do prémio Pritzker, o arquitecto Souto Moura tem um portfólio invejável, onde se destacam obras como o Estádio Municipal de Braga ou a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Foto: Site SCML