O presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS), Rui Alexandre, apresentou no CCB o programa escolha-arquitectura. Esta é uma iniciativa destinada a incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitectura como garante da qualidade dos espaços que habitamos.
A programação, além de variada, pretende colocar os concursos de arquitectura no centro do debate sobre a cidade.
Entre Novembro 2015 e Julho de 2016 uma série de concursos vão lançar a discussão em torno da sua importância na participação pública, no debate sobre a cidade e no envolvimento dos arquitectos com a sociedade. O primeiro de quatro é lançado já este dia 20 de Novembro no arquipélago da Madeira: é o Concurso de ideias Duas Casas nas Ilhas Selvagens, uma organização conjunta da Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, Secretaria Regional da Energia e Recursos Naturais e Parque Natural da Madeira.
Para Março 2016 está previsto democratizar os concursos, simplificar os procedimentos e generalizar a participação pública. A OASRS quer tornar o processo de geração de concursos mais ágil e capaz de responder a mais encomenda. Por isso criaram uma plataforma electrónica que pretende ser o principal elo de ligação entre arquitectos e promotores, públicos e privados. Um interface que garante o anonimato na submissão de propostas nos concursos de concepção abrangidos pelo CCP e que simplifica e torna acessível o concurso de arquitectura. Os arquitectos encontrarão ali registo e acesso gratuito e redução dos custos de candidatura; os promotores, economia de tempo e investimento e tramitação integralmente digital.
No directório de arquitectos a ideia é que encontrar um arquitecto deve ser fácil e intuitivo. Por isso, aperfeiçoaram um mecanismo de pesquisa avançada que permite o acesso imediato a uma lista de arquitectos, sociedades de arquitectura ou colectivos (Março 2016).
Quanto pode custar uma obra? Quais os factores a ter em conta? As respostas estão no simulador de custo de obra. A OASRS desenvolveu uma ferramenta digital de cálculo da estimativa de investimento necessário à realização de uma obra, incluindo o valor de construção e as taxas urbanísticas (Março 2016).
Boas práticas: Estórias que ligaram fregueses e arquitectos está previsto para Março-Maio de 2016. Para a OASRS a arquitectura é feita de pessoas e de estórias, por isso foram à procura delas e convidaram um conjunto de arquitectos e respectivos clientes a contarem em frente a uma câmara a sua história de encontro à volta de uma obra de arquitectura. Produziram um conjunto de vídeos documentais que ilustram as relações que, a propósito de uma encomenda, se estabelecem entre clientes e arquitectos.
‘Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portugues’ parate do princípio que os concursos de arquitectura possibilitaram uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX. Sob a curadoria de Luís Santiago Baptista, ‘Arquitectura em Concurso’ é o registo crítico desse percurso pela modernidade portuguesae apresenta-se em quatro formatos: Exposição na Garagem Sul do CCB e na sede da Ordem dos Arquitectos de um conjunto de 43 obras portuguesas resultantes de concursos de arquitectura; debates em torno desse universo de obras; projecto educativo associado à exposição; e publicação de um documento que se assume como uma investigação sobre o tema dos concursos em Portugal (Março-Maio de 2016).
Mais para descobrir em www.escolha—arquitectura.pt