A organização DOCOMOMO International lançou o novo projecto DOCOMOMO VIRTUAL EXHIBITION (MOMOVE), que dá a conhecer uma selecção de 3.000 edifícios e locais do Movimento Moderno.
O website EXHIBITION.DOCOMOMO.COM dá a conhecer uma selecção de 3.000 edifícios e locais do Movimento Moderno, com a curadoria de arquitectos, historiadores e outros profissionais da área. O lançamento terá lugar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, durante a Semana Doutoral do IST, contando com a presença de Ana Tostões, presidente do DOCOMOMO International, Andrea Canziani, António Bandeirinha, Horacio Torrent, Miles Glendinning and Timo Tuomi.
Esta é uma base de dados única pela sua abrangência geográfica e número de obras, que estará sempre em constante transformação e actualização, contando com os membros do DOCOMOMO espalhados pelo mundo. Com o objectivo de aumentar a atenção pública para a importância deste património recente desvalorizado, esta exposição virtual é também uma ferramenta para promover o seu estudo, interpretação e protecção.
Partindo de um mapa-mundo, o utilizador pode procurar qualquer edifício ou arquitecto, descobrir informações essenciais, filtrar informações por palavras-chave, descobrir as galerias de imagens e vídeos. Os edifícios podem ser partilhados nas principais redes sociais ou comentados directamente. A MOMOVE funciona também como um aplicativo móvel (web) tornando-se fácil o seu uso em viagem e nas visitas propostas (Tours) em torno de uma área específica ou tema de interesse.
Criada na Holanda, em 1988, o DOCOMOMO (Documentation and Conservation of buildings, sites and neighborhoods of the Modern Movement) é uma organização global sem fins lucrativos, presente em 70 países e regiões, dedicada à salvaguarda deste património arquitectónico.