Em 2016, Open House Lisboa aproveita o Verão para abrir as portas da melhor arquitectura da capital portuguesa numa organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa em parceria estratégica com a EGEAC.
No fim-de-semana de 2 e 3 de Julho o Open House Lisboa regressa propondo visitas a pontos geográficos estratégicos ou percursos que permitem um entendimento mais amplo da arquitectura da capital e na relação com a sua topografia. Para que a experiência seja o mais rica possível, o compromisso com um maior envolvimento de especialistas nas visitas comentadas será outra das grandes apostas.
Chegado à quinta edição, o Open House Lisboa 2016 continua empenhado em lançar o desafio de olhar a cidade de várias perspectivas, seja localizada ou panoramicamente, reforçando o seu roteiro com visitas a novos edifícios bem como a integração de novas tipologias, contextos, épocas e autores.
Anteriormente realizado no Outono, o Open House Lisboa realiza-se pela primeira vez em pleno Verão, facto que permitirá alargar os horários das visitas e as actividades paralelas que integram o programa Plus.
A equipa Ponto, composta pelo arquitecto coordenador Vasco Tomás Rosa e pelos arquitectos estagiários Ana Pedro Ferreira, Pedro Maria Ribeiro e José Gustavo Freitas, venceu o Concurso ‘Duas Casas nas Ilhas Selvagens’ na Madeira, lançado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos no âmbito do Programa escolha-arquitectura.
O projecto vai ser apresentado no próximo dia 23 de Março, a partir das 19h, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos em Lisboa, numa sessão onde vão ser entregues os prémios e dados a conhecer todos os projectos distinguidos no Concurso. A entrada é livre.
De acordo com a apreciação do júri, que avaliou 63 propostas concorrentes, a resposta da Equipa Ponto vai “eficazmente ao encontro do Programa do Parque Natural, garantindo com o tempo um carácter de 'organismo endémico', apoderando-se da topografia”. Segundo o relatório do júri, presidido pelo arquitecto João Favila Menezes, “a casa cria uma forte atmosfera que tira partido da relação intensa entre a sua construção e os elementos naturais, o basalto, o mar e o céu”.
Do júri faziam ainda parte o arquitecto Luís Vilhena, pela Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos, e Paulo dos Santos Gomes Oliveira, director do Parque Natural da Madeira.
Este organismo e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais foram parceiros da OASRS para o Concurso.
O segundo prémio foi atribuído ao GGL Atelier Ldª com a coordenação da arquitecta Ana Gabriela Bastos Gonçalves e o terceiro prémio foi concedido à proposta do arquitecto Pedro Duarte Bento.
O júri entendeu ainda atribuir uma Menção Honrosa de valor não pecuniário ao trabalho dos arquitectos Marcelo Dantas+Laura Espejo pela “sua singularidade”.
O Concurso ‘Duas Casas nas Ilhas Selvagens’ é o primeiro de quatro concursos temáticos a lançar no âmbito do Programa escolha-arquitectura até ao final do ano de 2016. Os quatro concursos, subordinados a outros tantos temas de reflexão sobre o papel da arquitectura (Habitar, Sobreviver, Ocupar, Transformar) têm lugar em diferentes pontos do território português, respectivamente Madeira, Área Metropolitana de Lisboa, Médio Tejo e Açores.
Refira-se ainda que está aberto o período de sugestões em que, além do público, se desafiam arquitectos, proprietários e outros profissionais a envolver-se na construção do roteiro, submetendo propostas de espaços que enriqueçam a descoberta da cidade.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa, entidade responsável pelo OH Lisboa, valorizará a qualidade arquitectónica, o interesse artístico e histórico dos espaços bem como as condições de acesso numa perspectiva inclusiva e na sua importância para a cidade de Lisboa.
Com o Open House Lisboa há muitas outras portas que se querem abertas. Além das visitas aos espaços do roteiro, pretende-se ter diversas actividades que ampliem o programa do Open House. Na sequência do sucesso da associação com o Arquitecturas Film Festival e Trampolim Gerador em 2015, este ano a Trienal abre um call dirigido à comunidade de arquitectos, agentes culturais ou comunidade académica que queiram participar com projectos auto-financiados de vários formatos. Até 2 de Maio, as propostas deverão ser enviadas para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .'; document.write(''); document.write(addy_text73740); document.write('<\/a>'); //-->\n This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.