O arquitecto João Paciência lançou um novo site profissional. Mais do que mostrar as obras em que o atelier está envolvido, pretende revelar as exigências que envolve diariamente a profissão de arquitecto.
De acordo com o arquitecto João Paciência, como se pode ler na página do facebook do atelier, o novo site pretende “afirmar a nossa vontade de continuar empenhadamente a desenvolver a profissão da nossa vida, com a ajuda de muitos e talentosos colaboradores e amigos Arquitectos que continuam connosco diariamente a alimentar a necessária resiliência de um grupo como o nosso “.
A Oceanlab foi a empresa responsável por reorganizar todo o modo de navegar das novas plataformas informáticas. O arquitecto faz também a ressalva para o colega Hugo Alves que contribuiu igualmente para o aperfeiçoamento dos conteúdos que se pretendiam “simples e directos na mensagem” e ainda para os membros da sua equipa Joana Rosas, Ana Dâmaso, Hugo Goulão, Nelson Tiago, Alexandra e Filipa pela atenção que “diariamente dão aos diferentes temas a que somos chamados a dar resposta” e também pela “tolerância que sempre manifestaram nos momentos de maior exigência profissional”.
João Paciência não deixa de referir que “o site é apenas uma pequena mostra do muito que a profissão de Arquitecto exige a todos que a praticam, do muito que se esconde por detrás das imagens aparentemente mais apetecíveis de mostrar, fazendo votos para que “este seja o reinício de um novo ciclo”.
João Paciência é diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1970, no curso de Arquitectura. Foi assistente da cadeira de Projecto na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1982-1993) e no Departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada (1986-1990). Desde 1982 tem gabinete próprio e desenvolve actividade profissional nas diversas áreas de projectos de Arquitectura e de Planeamento Urbano. Participou em numerosos concursos públicos de Arquitectura, tendo conquistado vários primeiros prémios, alguns deles já construídos.
Tem feito projectos para países como Argélia, Arábia Saudita, Angola e Moçambique.
Conquistou ao longo da sua carreira dois Prémios Valmor em Lisboa (Edifícios de Habitação em Telheiras - Lisboa, Atrium Saldanha), uma menção honrosa do Prémio Valmor (atelier N.T. Pereira, N. Portas), Prémio Municipal da Cidade de Almada, tendo-lhe sido ainda atribuída por Sua Excelência o Presidente da Republica Jorge Sampaio a Comenda da Ordem de Santiago e Espada em 14 de Fevereiro de 2006.