O arquitecto português Élio Zorro do ateliê Carrier Johnson venceu o concurso internacional para a concepção de um grande projecto de habitação e comércio em Xi'an, localizada na região Oeste do País. O mesmo poderá contar com a calçada portuguesa.
O projecto denominado de ‘Silver Sky Gardens’ possui quatro torres inseridas numa área de construção de 85.000 metros quadrados e que vai fazer parte do novo planeamento desenhado pela firma norte-americana F&M.
Em declarações à agência Lusa, Élio Zorro, actualmente radicado na China, explicou que o grupo privado chinês Vertical City lançou o repto de se criar “um projecto de arquitectura sustentável” através do qual fosse possível “resolver o problema da habitação” num cenário verde. Acrescentando que “a China, neste momento, atravessa uma fase em que procura projectos eco-sustentáveis, sendo que este era um pré-requisito do programa.
Curioso é o facto deste projecto, conforme constou da maqueta apresentada, fazer uso da calçada portuguesa. De acordo com Élio Zorro ainda não está confirmado de que será efectivamente incluída no projecto final, ainda assim afirma que “gostava que ficasse”, muito embora reconheça que “não existem calceteiros aqui na China”.
Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com