Após o sucesso da primeira edição do Jornal Gyptec, que contou com a entrevista ao arquitecto Álvaro Siza Vieira, a propósito do seu projecto para o edifício sede da Fundação Nadir Afonso, a Gyptec Ibérica e a Ordem dos Arquitectos fazem o lançamento e a apresentação do segundo número do Jornal Gyptec.
Manuel Graça Dias visitou o Museu de Setúbal que está a ser instalado no Convento de Jesus segundo um projecto da autoria do Arquitecto João Luís Carrilho da Graça e cuja ala poente foi recentemente inaugurada.
Nesta segunda edição do Jornal Gyptec, editado pela Ordem dos Arquitectos, é entrevistado o arquitecto João Luís Carrilho da Graça acerca desta recente recuperação, extensão e reconversão do Convento de Jesus de Setúbal em museu. Este monumento nacional (um dos primeiros exemplos de arquitectura manuelina) e principal referência patrimonial de Setúbal, reabriu ao público 23 anos depois do seu encerramento.
A recuperação do Convento partiu do concurso lançado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo IGESPAR, na qual a proposta do arquitecto João Luís Carrilho da Graça saiu vencedora. Uma proposta que Carrilho da Graça desenvolveu, depois, sem grandes alterações, corresponderia a uma obra verdadeiramente notável, tanto no que respeitaria ao surgimento de uma peça museológica interessantíssima a vivificar o centro histórico de Setúbal, como na exemplaridade de que se revestiria no construir novo, com respeito e inteligência, ao lado do antigo, recuperado e reabilitado, Convento de Jesus.
Foto: Facebook do arquitecto Carrilho da Graça