O 2º ciclo ‘Distância Crítica’ fecha com Christian Kerez, o arquitecto que desenhou uma casa de uma só parede. O evento vai decorrer no dia 9 de Maio, pelas 19h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Naquela que é a última conferência do 2º ciclo de Distância Crítica, a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CBB trazem a Lisboa o arquitecto autor da representação oficial Suíça na Bienal de Arquitectura de Veneza.
Christian Kerez iniciou a sua carreira como fotógrafo de arquitectura no início dos anos 80, actividade que lhe valeu inúmeras publicações e que ainda hoje exerce uma grande influência nos seus projectos. Em 1993, funda o seu atelier em Zurique e dedica-se a explorar, em arquitectura, os elementos estruturais como a componente mais evidente da forma dos edifícios. Amplamente reconhecido, é o autor de inúmeras obras de referência como é o caso da enigmática ‘House with one wall’ ou ‘Porto Seguro Social Housing’, o projecto de grande escala de habitação social no Brasil.
A partir de um conjunto de projectos seus, díspares em matéria de escala, programa, local e métodos de representação, Christian Kerez apresentará em Lisboa a sua singular metodologia projectual que se alicerça numa constante pesquisa sobre os fundamentos da arquitectura. Afastando-se de soluções convencionais, cada projecto procura questionar a um nível fundamental a disciplina.
Após a conferência, segue-se uma conversa informal que junta Christian Kerez ao arquitecto português João Belo Rodeia.
Foto: Site CCB