Numa iniciativa da Ordem dos Arquitectos com co-produção da Câmara Municipal do Porto, a Habitar Portugal 12-14 teve lugar na Galeria Municipal (Jardins do Palácio de Cristal), no Porto, e contou com a participação de 22.181 visitantes.
O Habitar Portugal 12-14 pretendeu ser um olhar sobre a produção arquitectónica portuguesa do último triénio (obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014). O comissariado desta edição - Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert -, propôs um tema de fundo, um princípio de análise a partir do momento que o País vive a que, presumimos, a produção de arquitectura não será alheia.
O tema proposto – ‘Está a arquitectura sob resgate?’ - estabelece desde logo um lugar onde situar as obras e um enquadramento para as poder ver e analisar. Foi a partir destes pressupostos que o Habitar Portugal seleccionou um conjunto de obras que representaram este contexto, este espaço específico de tempo. O Habitar Portugal 12-14 reuniu, numa fase de pré-selecção, um conjunto de mais de 400 obras em que se procurou entender a prática de arquitectura portuguesa destes três anos, os seus programas, contextos e condições.
Este é um prémio que pretende tornar evidente a exemplaridade de cada uma das obras escolhidas, a forma como representam a melhor realidade possível. De acordo com a OASRS, em tempos de escassez foi gratificante identificar a qualidade e diversidade deste conjunto de obras que manifesta, de forma evidente, a vitalidade da arquitectura portuguesa.
A selecção HP 12-14, que contemplou 70 obras distribuídas pelo território nacional, incluindo Ilhas, e 10 obras construídas por arquitectos de Portugal no estrangeiro, foi anunciada publicamente numa cerimónia no Museu do Dinheiro/Banco de Portugal, a 26 de Outubro, em Lisboa.
A edição HP 12-14 contou prevê um conjunto de 14 exposições em território nacional até ao final de 2017.
A primeira exposição teve lugar na Galeria Municipal (Jardins do Palácio de Cristal), numa co-produção com a Câmara Municipal do Porto, e foi inaugurada no dia 18 de Fevereiro.
A programação paralela incluirá apresentações, pelos autores, das obras seleccionadas na Área Metropolitana do Porto, debates, um ciclo de cinema, um programa de visitas guiadas e serviço educativo.
Está prevista ainda a publicação de uma edição especial do Jornal dos Arquitectos J-A sobre o Habitar Portugal e ainda a reformulação do sítio www.habitarportugal.org, para disponibilizar não só as obras da selecção HP 12-14, mas também, e pela primeira vez, as obras de todas as edições anteriores.