Quando abrir portas, na Primavera de 2017, a Casa da Arquitectura vai mudar de designação, passando a chamar-se também Centro Português de Arquitectura. O anúncio foi feito na abertura do evento ‘Be a Part Of’ que decorreu nas futuras instalações da instituição.
O director executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, revelou esta novidade durante a cerimónia de abertura do evento ‘Be a Part Of’ que ocorreu no edifício da antiga Real Vinícola, em Matosinhos.
O futuro Centro Português de Arquitectura ocupará precisamente uma área de 4.700 m2 do edifício que está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos, na Avenida Menéres, o que permitirá congregar num só espaço o tratamento dos arquivos de arquitectura e uma extensa área expositiva que exibirá ao grande público as colecções residentes e os projectos expositivos próprios ou desenvolvidos em parceria com outras entidades.
As obras em curso no quarteirão da Real Vinícola, que se encontram já numa fase bastante avançada, foram visitadas pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
Contando com a participação de grandes nomes da arquitectura portuguesa e mundial, como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, João Carrilho de Graça, João Mendes Ribeiro ou Luciano Lazzari, presidente do Architects’ Council of Europe, ‘Be a Part Of’ incluirá conferências e conversas, debates, intervenções, visitas guiadas à obra, o lançamento do livro ‘Álvaro Siza | Casa de Chá da Boa Nova’, workshops para crianças, uma feira do livro e um concerto a cargo da Orquestra Jazz de Matosinhos, que partilhará com o Centro Português de Arquitectura o espaço da antiga Real Vinícola.
Constituindo um convite à comunidade para que se envolva neste projecto de âmbito nacional e internacional, o evento abrirá também um espaço de diálogo da Casa da Arquitectura/Centro Português de Arquitectura com outras instituições nacionais e internacionais, nomeadamente as fundações Gulbenkian e de Serralves.
Contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Matosinhos e com a colaboração da Ordem dos Arquitectos e das câmaras municipais do Porto e de Gaia, o evento promovido pela Casa da Arquitectura incluirá ainda a apresentação da colecção da Casa da Arquitectura, a cargo de João Belo Rodeia, Ricardo Carvalho e Graça Correia. A apresentação da exposição que inaugurará o Centro Português Arquitectura ficará a cargo dos respectivos comissários, Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho.
A Casa da Arquitectura/Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
Foto: casadaarquitectura.pt