No dia 7 de Janeiro, pelas 17h00, na Garagem Sul do CCB, decorre o debate de encerramento da exposição nuclear ‘O Mundo nos Nossos Olhos’. Neste que é o último remate de The Form of Form, ainda se sentem as réplicas de uma edição de grande sucesso e reconhecimento da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Moderado pelo co-curador geral André Tavares, conta com a participação do arquitecto paisagista João Gomes da Silva e do arquitecto e curador Paulo Moreira. Sob o tema ‘Descrição é projecto’, a proposta é questionar o papel dos modelos de representação e descrição da cidade apresentados na exposição assim como o que podem oferecer as estratégias alternativas de pensamento e acção sobre a cidade e a paisagem contemporânea. A entrada é livre.

‘O Mundo nos Nossos Olhos’ está patente até dia 15 de Janeiro e até dia 9 de Janeiro há a possibilidade de visitar dois projectos associados: ‘A Forma Chã’, na Fundação Calouste Gulbenkian, que conta com curadoria de Eliana Sousa Santos e evoca o impacto da História da Arte no campo das práticas artísticas e arquitectónicas através da obra do historiador de arte George Kubler; e ‘O Mundo de Charles e Ray Eames’, patente no MAAT e que coloca lado a lado objectos famosos do atelier Eames, assim como protótipos experimentais e trabalhos raramente vistos em filme, fotografia e arquitectura.

Refira-se ainda que, com vista à reafirmação da Trienal de Lisboa como evento internacional de referência, está a decorrer o convite à apresentação de Propostas Curatoriais para a edição da Trienal de 2019. Até 31 de Janeiro de 2017, convocam-se autores nas áreas da Arquitectura, Curadoria, programação e crítica, portugueses e estrangeiros, a candidatarem-se.