A proposta da arquitecta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM), foi a primeira classificada no concurso internacional de ideias ‘Castelo de Abrantes’.

De acordo com o relatório final do Júri, a proposta “estabelece cenários de reactivação do Castelo de Abrantes, definindo uma estratégia de intervenção, à imagem de um masterplan, que aborda os objectivos do programa criando condições para um potencial desenvolvimento de novas valências, apresentando também uma investigação sobre a vida cultural da cidade que fundamenta as opções programáticas tomadas”.

O 2.º prémio foi para o atelier KWY Arquitectura em colaboração com Baldios Arquitectos Paisagistas, com uma proposta que concebe o parque como estrutura flexível que reclama um lugar ao quotidiano, projectando o espaço do Castelo em múltiplas dimensões, através da revelação da sua cultura material: a Praça, onde se descodificam os acessos às Portas de Armas e da Traição, através da Torre de Escadas e Passadiço, o Recinto e a Mata do Castelo onde se exploram contaminações entre cultura e paisagem e a sedimentação dos seus Jardins, reconfigurando percursos, equipamentos, bosques e clareiras.

O trabalho de Ricardo Ribeiro Machado Pedroso de Lima obteve o 3.º prémio, com uma proposta que acrescenta uma nova camada numa lógica de continuum, respondendo às necessidades actuais e futuras do conjunto, reforçando a relação entre o Castelo e o Centro Histórico de Abrantes. A envolvente do Castelo é reinterpretada numa linguagem projectual contemporânea como um espaço uno, que articula os diversos usos e circulações, tornando a sua vivência mais diversificada e estimulante.

Vai decorrer no dia 30 de Janeiro, às 18h00, na igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes, a cerimónia de entrega de prémios e apresentação da proposta vencedora. Durante a cerimónia abre ao público a exposição dos trabalhos concorrentes. Esta cerimónia vai contar com a presença da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Céu Albuquerque, e do presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS), Rui Alexandre, bem como do júri que avaliou as 12 propostas concorrentes.

O Concurso ‘Castelo de Abrantes’ foi um dos vários concursos temáticos lançados no âmbito do Programa escolha—arquitectura, promovido pela OASRS, destinado a incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitectura como garante da qualidade dos espaços que habitamos.